quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Dez Tipos De Crentes Que Existem Na Igreja

                                                                 
        Usar animais e objetos para identificar crentes na Igreja, foi uma maneira bem humorada que encontrei para dizer verdades; talvez dessa forma ninguém se ofenda ao ser identificado de maneira negativa pois esse não é meu objetivo. Meu propósito é que, se você for identificado negativamente nesse quadro, você possa ser uma pessoa de atitudes, voltar da onde você está para ser um crente melhor para honra e glória de Cristo.

1) O Crente Camaleão
- É aquele que não tem personalidade própria, ele muda de personalidade de acordo as circunstâncias

2) O Crente Porco-espinho
- É aquele que todo crente que se aproxima dele na tentativa de estabelecer comunhão, acaba se ferindo.

3) O Crente Sanguessuga
- É aquele que nunca busca as bênçãos de DEUS para sua vida, mas se alimenta das bênçãos destinadas a outros. Ele se alimenta da vida espiritual dos irmãos.

4) O Crente Bicho-preguiça 
-É aquele que a sua coordenação motora espiritual é muito lenta, e impede de que ele tenha um crescimento espiritual adequado. Ele leva muito tempo para executar alguma coisa para DEUS, e qualquer empecilho é uma grande barreira para o desenvolvimento de sua vida.

5) O Crente Urubu
- Infelizmente existe esse tipo de crente, que tem para sua vida espiritual, todo tipo de alimento saudável e nutritivo quem vem da Palavra de DEUS, mas prefere se alimentar da podridão que existe no mundo. 

6) O Crente Águia
- É aquele que está no mais alto das bênçãos de DEUS, e ainda consegue ter uma visão nítida de todas as situações da vida.

7)  O Crente Submarino
-É aquele que vive nas profundas das águas, e de vez em quando sobe à superfície para ver como estão as coisas. interpretando ele fica muito tempo sem ir a Igreja envolvido com as coisas do mundo, que submerge a sua vida espiritual, e de vez em quando ele vem a Igreja para ver os irmãos.

8) O Crente Pá
- É aquele que sempre que escuta um sermão na Igreja, nunca aplica  a sua própria vida. Ele sempre acha que é para o irmão que está sentado no barco de trás.

9) O Crente Geladeira
- É aquele que você nunca encontra calor espiritual em sua vida, pois sua vida espiritual é continuamente fria.
O pecado tira toda sensibilidade espiritual, que ele deveria ter em relação as valores espirituais.

10) O Crente Sal
-  É aquele que tempera a vida das pessoas, exercendo influência por meio do testemunho de sua vida, sem o crente como meio de preservação os ímpios há muitos tempo já teriam sido consumidos.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Fatores Que Identificam Problemas Na Vida Espiritual

                                                     




                                                             INTRODUÇÃO

        Problemas na vida espiritual são como enfermidades, quanto mais cedo forem diagnosticados, mais fácil será o tratamento do indivíduo. Um câncer quando descoberto em fase avançada, torna-se uma fatalidade na vida  do enfermo, assim é na vida espiritual, um problema enraizado complica a recuperação do cristão, por isso é necessário trabalhar a vida espiritual  com um sistema  preventivo, vigiando a todo o tempo para impedir que a vida espiritual seja contaminada com esse elementos que iremos citar abaixo. Mas se caso a sua vida for acometida por um desses problemas, trate-o imediatamente, recorrendo a Jesus que é o nosso médico por excelência. Evite surpresas desagradáveis e mantenha uma vida espiritual saudável.

1) Falta de aptidão para com as coisas da Igreja.
2) Falta de paciência demonstrada na coisas mínimas da vida.
3) Lamentações constantes na vida.
4) Ausência do sentimento de paz.
5) Falta de expressões que identifica o amor de Cristo na vida. 
6) Preocupação excessiva com as coisas na vida.
7) Complexo de inferioridade.
8) Complexo de superioridade.
9) Falta de auto-estima.
10) Falta de resultados expressivos na vida espiritual.
11) Visão materialista.
12) Problemas de relacionamento fraternal.
13) Intolerância para com o próximo.
14) Zelo descontrolado.
15) Orgulho espiritual.
16)  Comportamento irregular.
17) Ciúmes partidários
18) Ignorância de coração.
19) Formalismo religioso.
20) Falta de amor para com os que estão longe de DEUS.
21) Ansiedade contínua em vista dos projetos e sonhos.
22) Uma vida de intrigas e dissensões.
23) Vida cristã paralisada.
24) Perda de testemunho eficaz.
25) Falta de identidade no Corpo de Cristo.
26) Raiz de amargura.
27) A falta da eficácia  do perdão na vida.
28) Língua desenfreada.
29) Falta de sensibilidade espiritual.
30) Comodismo espiritual
31) Conformismo com o sistema do mundo.
32) Incredulidade nas promessas de DEUS.
33) Tristeza contínua.
34) Frieza espiritual.
35) Vida espiritual estéril.
36) Desejos carnais descontrolados.
37) Ira constante na vida.
38) Linguajar profano.
39) Vivendo sobre os vícios.
40) Desordem espiritual. 
41) Sentimento de inveja.
42) Falta de submissão ( A DEUS, A Igreja, e as Autoridades ).
43) Difamação.
44)  Irreverência.
45) Desânimo.
46) Desonestidade.
47) Incapacidade de realizar o bem
48) Sentimentos negativos.
49) Medo da morte.
50) Imaturidade espiritual.



                                                                                                                     Herivelton  F. da Silva

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Estrangeiro Permanente

               








                                                           Êxodo 12:19c
                                  ( ... Assim o estrangeiro como o natural da terra.)                                                                               


                                                               INTRODUÇÃO


     Uma pessoa pode habitar no meio do povo de DEUS toda sua vida e nunca chegar a ser parte integral dele v.43, a esse damos o nome de Estrangeiro Permanente. Estrangeiro é aquele que não é natural de um país, de uma terra, que não faz parte de uma família, de um grupo. No fator Igreja, Estrangeiro é aquele que desconhece a Doutrina de Cristo, e não se identifica com o padrão de vida espiritual determinado por Ele, ou é estranho ao convívio natural.
    Há pessoas que estão à tanto tempo na Igreja, sua vida, sua Fé, e suas obras são sempre questionáveis, por não fazerem parte integral do grupo, elas são destinadas por si mesmas a serem Estrangeiros Permanentes no meio do povo de DEUS. A falta de identidade revela à sua consciência a sua condição diante da Igreja. Sal. 69:8
  Cabe-nos um exemplo, os Samaritanos foram levados para terra de Israel, quando eles se encontravam no cativeiro 2 Rs 17:24, em vista do perigo eminente que eles se encontravam o rei mandou para lá um Sacerdote para que ensinasse a Lei do Senhor ao povo afim de que eles servissem ao Deus da Terra 2 Rs 17:27-28. Depois que o povo de Israel voltou do cativeiro, esse povo habitou no meio de Israel por muito tempo e nunca se tornou parte dele, quando Israel se encontrava em uma situação de privilégio eles proclamavam que eram israelitas, mas quando Israel se encontrava em uma situação de vergonha e humilhação, eles diziam que não faziam parte do povo de Israel, era um tipo de Estrangeiro Permanente no meio do povo de DEUS. Imagine Judas três anos  na companhia de Jesus, fazia parte do grupo dos Apóstolos mas nunca se tornou parte integral dele, sabe por que? porque nunca renunciou a si mesmo Jo 13:8-10; Mat. 16:24.
   Havia um memorial pelo qual o Estrangeiro se tornava natural da terra ou seja parte integral do povo de Israel Êx. 12:48. A obediência a essa ordenança era uma prova autêntica de que interiormente o estrangeiro se tornara israelita. Assim também há um meio pelo qual alguém se torna membro da Igreja de Cristo, é passando pela experiência do Novo Nascimento. essa experiência simbolicamente ela é refletida no Batismo que é o primeiro passo da vida espiritual e substitui inteiramente a circuncisão da velha aliança.

  • Jesus diz que uma pessoa só pode torna-se parte integral do seu rebanho ou identifica-se como ovelha do seu pasto se entrar pela porta Jo 10:1. Ele poderá viver em nosso meio, imitar os nossos atos, mas jamais será um dos nossos pelo fato de ter começado a vida cristã ignorando o ponto essencial dela, que é entrar pela porta que é Jesus Jo 10:9. Esse é um tipo de Estrangeiro Permanente na Igreja.
  • Paulo falando aos Anciãos da igreja de Éfeso diz: que dentro da Igreja se levantaria homens que exerceria liderança sobre a Igreja, sem jamais tê-lo tornado parte integral dela, com palavras persuasivas afim de atraírem para si os discípulos de Cristo Atos 20:30, esse é também um tipo de Estrangeiro Permanente na Igreja.
  • Estrangeiro Permanente para Paulo, são os falsos irmãos que exercem um forte policiamento sobre os discípulos de Cristo com o propósito de os sujeitarem a si Gál. 2:4.Isso explica o porque há dentro da Igreja tanto partidarismo, dissensões, e heresias, importa até  que haja diz Paulo para os verdadeiros cristãos ( Naturais da terra), se manifestem com a verdade e em prol dela. 1 Cor. 11:19
  • O Apóstolo João diz: que a falta de perseverança na Doutrina de Cristo, identifica na Igreja o Estrangeiro Permanente. A falta de convicção na Doutrina de Cristo revela que ele não se tornou parte integral da Igreja 2 Jo v. 9. Não só a perseverança na Doutrina, mas a permanência na Igreja são princípios que identificam aquele que faz parte integral da vida da Igreja e por meio dela tem um relacionamento verdadeiro com DEUS. 1 Jo 2:19
  • Há aqueles que se constituem amigos do Evangelho, recebem até algum de tipo de influência da nossa parte por estarem perto de nós, mas nunca diz sim para Cristo e nem são capazes de renunciarem a sua antiga vida e sua amizade com o mundo Tiago 4:4. Esse é outro tipo de Estrangeiro Permanente no meio da Igreja.
                                             
                                              NATURAL DA TERRA
                                                        Rute 1:16b

- Há sete elementos que identificam que uma pessoa se tornou parte integral da igreja de Cristo.

1) Como Cristão ele mostra uma vida de total obediência a pessoa de Cristo.

2) Como Cristão ele cumpre com seus deveres e responsabilidades na igreja.

3) Como Cristão ele desenvolve o amor genuíno para com DEUS e irmãos.

4) Como Cristão ele se identifica com a missão e desafios da Igreja.

5) Como Cristão sua vida de devoção, de Fé, e testemunho são irrepreensíveis.

6) Como Cristão ele participa das bênçãos e privilégios, através de seu direito adquirido por meio da Salvação em Cristo.

7) Como Cristão ele anela por aqueles que não tem a Cristo como Salvador, para que cheguem ao conhecimento da verdade.


                                                                                                     Herivelton F. da Silva

Dez Tipos De Alunos Da E.B.D

      N esses quase vinte anos que ensino na Escola Bíblica Dominical, pude traçar o perfil de cada aluno; primeiro para facilitar...