No momento em que as nossas atenções estão voltadas para o campo missionário e a evangelização, anunciando a Jesus Cristo a Única Esperança, é importante uma reflexão sobre o real sentido do discipulado. Por isso reproduzimos o texto que segue, desejando que as verdades espirituais nele contidas nos ajudem a melhor cumprir a missão que o Senhor nos deu.
01. Discipulado é ouvir e responder o chamamento incondicional de Cristo: "Segue-me". Quem apresenta suas condições não serve para o discipulado.
02. Discipulado é viver num relacionamento pessoal profundo com Cristo. É viver sob o seu comando.
03. Discipulado é " negar-se" e "morrer". É ser libertado do egocentrismo nervoso e de suas seguranças precárias, para centralizar a vida em DEUS e confiar em sua providência.
04. Discipulado é dar a personalidade toda a Deus (também o corpo) por toda a vida.
05. Discipulado é disposição para servir, e servir com ou sem aplausos.
06. Discipulado é fé encarnada, vivida com fidelidade. É ir além da confissão verbal para a vivência autêntica.
07. Discipulado é permitir que Cristo programe a nossa vida.
08. Discipulado é viver como peregrino sem pátria, rumando certeiro para a pátria celestial.
09. Discipulado é dizer adeus a toda a hipocrisia e pietice de segunda mão, e começar a experimentar a nova vida em Cristo.
10. Discipulado é sentir-se incomodamente no comodismo. É experimentar alegria em meio ao sofrimento e paz em meio as pertubações.
11. Discipulado é ter uma paixão absoluta: o estabelecimento do domínio de Deus no mundo.
12. Discipulado significa ser responsável. É ser alguém de quem Cristo possa depender.
13. Discipulado é disposição para aprender a vontade de Deus. É orientar toda vida de acordo com esta vontade. É lutar para que essa vontade se estabeleça no mundo.
14. Discipulado significa correr os mesmos riscos que Cristo correu, pois o discípulo não é maior que o mestre.
15. Discipulado é saber que existe um galardão, sem fazer do galardão a motivação central da vida. É medir a vida pela autenticidade e pela fidelidade, e não pelo sucesso.
16. Discipulado é desejar a continua correção, para que Cristo possa ser espelhado inconfundivelmente.
17. Discipulado é aprender a conviver com os irmãos. É louvar a Deus pela multiplicidade de seus dons ao mundo. É permitir ser enriquecido pelo irmão mais humilde.
18. Discipulado é permitir que Cristo tome a dianteira da vida, indicando o caminho a seguir. É viver de tal modo a não perdê-lo de vista.
19. Discipulado é viver sem medos, fobias e ansiedades. É aprender a viver apenas no temor de Deus.
20. Discipulado é deixar de viver apenas de doces recordações, para viver o presente sob as ordens do Cristo vivo.
21. Discipulado é participação numa aventura extraordinária. A aventura de ser transformado na imagem de Cristo.
22. Discipulado é aprender a trabalhar construtivamente sob a orientação do Espírito Santo. É superar a mera agitação superficial. É fazer algo de concreto.
23. Discipulado é disposição para compartilhar o destino do Mestre: a Cruz. É conversão. É morrer para si e para o mundo. É viver para Cristo e seu Reino. Conversão é mais do que apenas escapar as penas do inferno, é aprender a servir motivado pelo amor.
24. Discipulado é aprender a andar assim como Cristo andou. Não é uma ideia, é uma maneira de viver. É a disposição de viver de Cristo e para Cristo.
25. Discipulado é saber suportar a solidão e viver em profunda solidariedade com o próximo.
26. Discipulado é vida de oração. É disciplina no planejamento do gasto do tempo. É praticar exercícios devocionais que impelem para o testemunho verbal e de vida.
27. Discipulado é disposição para meditar, diariamente, na Palavra de Deus. É ter na meditação a verdadeira alegria e a orientação para uma vida construtiva e útil.
28. Discipulado é não mais centralizar a vida na posse, no prestígio, no poder, no prazer ou no círculo familiar todo absorvente. Discipulado é centralizar a vida em Cristo.
29. Discipulado é comprometer-se com Cristo para serviço concreto no mundo.
30. Discipulado é cumprir a vocação cristã no mundo. É ser um dom de Deus à sociedade.
Pr. Manfred Grellert