segunda-feira, 18 de junho de 2012

Discipulado: Uma conceituação







     No momento em que as nossas atenções estão voltadas para o campo missionário e a evangelização, anunciando a Jesus Cristo a Única Esperança, é importante uma reflexão sobre o real sentido do discipulado. Por isso reproduzimos o texto que segue, desejando que as verdades espirituais nele contidas nos ajudem a melhor cumprir a missão que o Senhor nos deu.


01. Discipulado é ouvir e responder o chamamento incondicional de Cristo: "Segue-me". Quem apresenta suas condições não serve para o discipulado.

02. Discipulado é viver num relacionamento pessoal profundo com Cristo. É viver sob o seu comando.

03. Discipulado é " negar-se" e "morrer". É ser libertado do egocentrismo nervoso e de suas seguranças precárias, para centralizar a vida em DEUS e confiar em sua providência.


04. Discipulado é dar a personalidade toda a Deus (também o corpo) por toda a vida.

05. Discipulado é disposição para servir, e servir com ou sem aplausos.

06. Discipulado é fé encarnada, vivida com fidelidade. É ir além da confissão verbal para a vivência autêntica.

07. Discipulado é permitir que Cristo programe a nossa vida.

08. Discipulado é viver como peregrino sem pátria, rumando certeiro para a pátria celestial.

09. Discipulado é dizer adeus a toda a hipocrisia e pietice de segunda mão, e começar a experimentar a nova vida em Cristo.

10. Discipulado é sentir-se incomodamente no comodismo. É experimentar alegria em meio ao sofrimento e paz em meio as pertubações.

11. Discipulado é ter uma paixão absoluta: o estabelecimento do domínio de Deus no mundo.

12. Discipulado significa ser responsável. É ser alguém de quem Cristo possa depender.

13. Discipulado é disposição para aprender a vontade de Deus. É orientar toda vida de acordo com esta vontade. É lutar para que essa vontade se estabeleça no mundo.

14. Discipulado significa correr os mesmos riscos que Cristo correu, pois o discípulo não é maior que o mestre.

15. Discipulado é saber que existe um galardão, sem fazer do galardão a motivação central da vida. É medir a vida pela autenticidade e pela fidelidade, e não pelo sucesso.

16. Discipulado é desejar a continua correção, para que Cristo possa ser espelhado inconfundivelmente.

17. Discipulado é aprender a conviver com os irmãos. É louvar a Deus pela multiplicidade de seus dons ao mundo. É permitir ser enriquecido pelo irmão mais humilde.

18. Discipulado é permitir que Cristo tome a dianteira da vida, indicando o caminho a seguir. É viver de tal modo a não perdê-lo de vista.

19. Discipulado é viver sem medos, fobias e ansiedades. É aprender a viver apenas no temor de Deus.

20. Discipulado é deixar de viver apenas de doces recordações, para viver o presente sob as ordens do Cristo vivo.

21. Discipulado é participação numa aventura extraordinária. A aventura de ser transformado na imagem de Cristo.

22. Discipulado é aprender a trabalhar construtivamente sob a orientação do Espírito Santo. É superar a mera agitação superficial. É fazer algo de concreto.

23. Discipulado  é disposição para compartilhar o destino do Mestre: a Cruz. É conversão. É morrer para si e para o mundo. É viver para Cristo e seu Reino. Conversão é mais do que apenas escapar as penas do inferno, é aprender a servir motivado pelo amor.

24. Discipulado é aprender a andar assim como Cristo andou. Não é uma ideia, é uma maneira de viver. É a disposição de viver de Cristo e para Cristo.

25. Discipulado é saber suportar a solidão e viver em profunda solidariedade com o próximo.

26. Discipulado é vida de oração. É disciplina no planejamento do gasto do tempo. É praticar exercícios devocionais que impelem para o testemunho verbal e de vida.

27. Discipulado é disposição para meditar, diariamente, na Palavra de Deus. É ter na meditação a verdadeira alegria e a orientação para uma vida construtiva e útil.

28. Discipulado é não mais centralizar a vida na posse, no prestígio, no poder, no prazer ou no círculo familiar todo absorvente. Discipulado é centralizar a vida em Cristo.

29. Discipulado é comprometer-se com Cristo para serviço concreto no mundo.

30. Discipulado é cumprir a vocação cristã no mundo. É ser um dom de Deus à sociedade.


                                                                                                                   Pr.  Manfred Grellert

terça-feira, 12 de junho de 2012

Pequenos Gestos Produz Grandes Atitudes






          Um frágil e velho homem foi viver com seu filho, nora, e seu neto mais velho de quatro anos. As mãos do velho tremiam, e a vista era embaralhada, e o seu passo era hesitante. A família comia junto a mesa, mas as mãos trêmulas do avô ancião e sua visão falhando, tornou difícil o ato de comer. Ervilhas rolaram da colher dele sobre o chão, quando ele pegou o seu copo , o leite derramou na toalha da mesa.
           A  bagunça irritou fortemente seu filho e nora: " nós temos que fazer algo sobre o vovô. " disse o filho. " Já tivemos bastante do seu leite derramado, ouvindo-o comer ruidosamente, e muita da sua comida no chão". Assim o marido e esposa prepararam uma mesa pequena no canto da sala, lá o vovô comia sozinho enquanto o resto da família desfrutava do jantar.
         Desde que o avô tinha quebrado um ou dois pratos, a comida dele foi servida em uma tigela de madeira. Quando a família olhava de relance na direção na direção do vovô, às vezes percebiam nele uma lágrima em seu olhos por está só. Ainda assim, as únicas palavras de consolo que o casal tinha para ele eram advertências acentuadas quando ele derrubava um garfo ou derramava comida.
       O neto mais velho de quatro anos assistiu tudo isso em silêncio. Uma noite antes da ceia, o pai notou que o seu filho estava brincando no chão com sucatas de madeiras, ele perguntou docemente para a criança: " O que você está fazendo? " da mesma maneira dócil, o menino respondeu: " Oh, estou fabricando uma pequena tigela para você e a mamãe comerem  sua comida quando eu crescer." O neto mais velho  de quatro anos sorriu e voltou a trabalhar.
       As palavras do menino golpearam os pais que ficaram mudos, então lágrimas começaram a fluir em seus rostos, entretanto nenhuma palavra foi falada, ambos souberam o que devia ser feito. Aquela noite o marido pegou a mão do vovô e com suavidade o conduziu para a mesa familiar. Para o resto dos seus dias de vida  ele comeu sempre com a família, e por alguma razão, nem  marido e nem esposa pareciam se preocupar mais quando um garfo era derrubado, ou o leite derramado, ou que a toalha da mesa tinha sujado.
       As crianças são notavelmente perceptivas, os olhos delas sempre observam, suas orelhas sempre escutam, e suas mentes sempre processam as mensagens que elas ouvem. O pequeno gesto do garoto sincero e verdadeiro produziu uma grande atitude na vida dos pais, se elas nos vêem pacientemente providenciar uma atmosfera feliz em nossa casa, para os nossos familiares, eles imitarão aquela atitude para o resto de suas vidas, mas de fato elas tem sempre grandes lições a serem ensinadas através de seus pequenos gestos.


                                                                                                                   Herivelton F. Da Silva  


segunda-feira, 4 de junho de 2012

O QUE É O LAR ?





               Oitocentas respostas foram enviadas a uma revista de Londres, para responder a pergunta    "Que é o  Lar ? " As respostas foram enviadas por pessoas de todas as classes sociais.Vieram de lares abastados, ricos, e também de humildes e pobres. Sete destas, as quais o diretor chama-as de " gemas ", foram escolhidas e publicadas. Hei-las:


- Lar : Um mundo de contrariedades lançadas fora, e um mundo de amor condensado.

- Lar : Um lugar onde os pequenos são grandes e os grandes são pequenos.

- Lar : O reino do pai, o mundo da mãe e o paraíso da criança.

- Lar : O lugar a onde mais murmuramos e o lugar onde nos tratam melhor.

- Lar : O centro de nossas afeições, em redor do qual circulam os mais insignes anelos do nosso coração.

- Lar : É o lugar onde o nosso estômago recebe três refeições completas e o nosso coração milhares.

- Lar : O único lugar na terra onde as faltas da humildade são ocultas sob o doce manto da caridade.



                                                                                                                                       Extraído

A Diferença Entre O Religioso E O Crente


      " Mas o Senhor está no seu Santo templo; cale-se diante Dele toda a terra"
          Habacuque 2:20

     
 - Pequenos detalhes:


1)  Religioso                                 1)  Crente


a- Tenta explicar                             a- Compreende Deus

b- Discute a Fé                               b- Vivem a Fé

c- Cultua a Deus                             c-  Adora a Deus

d- Dá a receita                                d- Dá o remédio

e- Fala de Deus                              e- Fala por Deus

f- Carrega a Bíblia sobre o braço    f- Carrega a Bíblia no coração

g- Prega " Jesus disse, Jesus fez."    g- Afirma '"Jesus diz, Jesus faz."

h- É morno                                     h- É quente.

i- Vai para a Igreja assistir o culto   i-  Vai para a Igreja Louvar e prestar um culto.


                                                                                                                                    ( irmã Ires)

A Renovação Da Águia




  A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Chega a viver 70 anos. Mas, para chegar a essa idade, aos 40 anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão. Aos 40 anos, ela está com as unhas compridas e flexíveis, não conseguindo mais agarrar as presas das quais se alimenta. O bico, alongado e pontiagudo, se curva. Apontando contra o peito estão as asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já é tão difícil. Então, a águia só tem duas alternativas: - Morrer, ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias. Esse processo consiste em voar, para o alto de uma montanha, e se recolher em um ninho próximo a um paredão, onde ela não necessite voar. Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo. Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com qual a vai depois arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E só após cinco meses, sai para o famoso voo de renovação e para viver então mais 30 anos.
 Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo para começar um processo de renovação.
 Para que continuemos a voar um voo de vitória, devemos nos desprender das lembranças, costumes e outras tradições que nos causaram dor.
 Somente livres do  peso do passado, podemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz.


                                                                                                                                        Extraído


                                                                                                                         

Dez Tipos De Alunos Da E.B.D

      N esses quase vinte anos que ensino na Escola Bíblica Dominical, pude traçar o perfil de cada aluno; primeiro para facilitar...