Uma das coisas que mais me deixava intrigado logo quando me converti, era como duas pessoas que fazem parte de uma mesma Igreja pode uma negar o perdão uma a outra? Esse era um fato incompreensível, até que a Palavra de Deus me trouxe a resposta: Ela nos revela que uma pessoa não pode dar aquilo que não tem. O perdão não é algo que faça parte da natureza humana, é uma dádiva que recebemos de Deus, que tem um efeito significativo na nossa vida e na vida do próximo.
Perdoar significa perder a razão, é apagar a ofensa com a borracha do amor, e deixar aquele que nos ofendeu entrar na nossa história e fazer parte dela novamente. Perdoar é transpor a barreira da separação, da indiferença, e da inimizade. O perdão traz duplo benefício: primeiro beneficia aquele que dar e depois beneficia aquele que recebe.
O perdão é constituído de três fases em uma ordem inalterável, uma fase a menos não pode ser constituído um perdão genuíno e verdadeiro, são elas:
1) Primeira fase do perdão é receber de Deus.
- Em Marcos 2:1-12 vamos encontrar um paralítico sendo levado a Jesus por quatro amigos, tendo sido impedido pela multidão que o seguia, estando Jesus presente em uma casa rodeado pela grande multidão, esses homens desceram o paralítico pelo telhado. Tanto esses homens como a multidão esperava algo de Jesus, a cura do paralítico, mas Jesus surpreendeu a multidão e aqueles homens quando disse: Filho, perdoados estão os teus pecados. Jesus mostra para todos presentes que o perdão de Deus é o benefício maior e mais importante que um ser humano possa receber, mais importante do qualquer outra necessidade que temos, o perdão de Deus é algo absoluto, que quando recebemos de Deus os nossos pecados são cancelados.
- Uma pessoa só pode receber de Deus o perdão, quando aceita a garantia dada por Ele, que é o sangue de Jesus Cristo derramado na cruz do calvário que torna possível o seu perdão, 1 João 1:7 diz: O sangue de Jesus Cristo seu Filho, nos purifica de todo pecado. Receber o perdão de Deus por meio do sacrifício de seu Filho, é ser absorvido da condenação eterna que nos estava posta pelo pecado do primeiro homem. Assim como pela desobediência de um só homem( Adão ), muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um (Jesus ) muitos foram feitos justos. Romanos 5:19
- Quando é perguntado pelos judeus a Pedro o que deveriam fazer, Pedro disse: Arrependei-vos.... cada um de vós para perdão dos pecados. Atos 2:37-38 Só podemos receber o dom de usufruir da Graça de Deus, quando recebemos o perdão dado por Ele, o perdão de Deus não só cancela os nossos pecados como nos beneficia com a Salvação eterna, que está a disposição de todo ser humano, que deseja ter os seus pecados perdoados.
2) A segunda fase do perdão é perdoar a si mesmo.
- Perdoar a si mesmo significa aplicar o perdão de Deus na sua própria vida. Ninguém pode receber o perdão de Deus e não sentir a profundidade e valor que ele tem.
- Aplicação do perdão de Deus é necessário na vida, para que se possa viver a felicidade de uma vida perdoada,Bem- aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto (Salmo 32:1).
-O perdão de Deus aplicado na vida é capaz de produzir uma vida diária de confissões, O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céus, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! ( Lucas 18:13).
- O perdão de Deus cria na vida humana um ambiente de total liberdade, livre de qualquer acusação ou condenação que possa ser feita pelo inimigo, E Ele mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do Senhor, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. Mas o Senhor disse a Satanás: O Senhor te repreenda, ó Satanás, sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreenda; não é este um tição tirado do fogo? Josué, vestido de vestes sujas, estava diante do anjo. Então respondeu, aos que estavam diante dele, dizendo: Tirai-lhe estas vestes sujas. E a Josué disse: Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniquidade, e te vestirei de vestes finas ( Zacarias 3:1-4 ). Satanás só pôde acusar Josué só até o momento em que seus pecados foram purificados, no momento em que Deus lhe concedeu o perdão, ele foi totalmente absorvido das acusações e declarado limpo.
- O perdão de Deus desfaz todas as dúvidas, e leva o cristão a confiar totalmente que o perdão de Deus está acima do mais vil pecado que se possa cometer.
3) A terceira fase do perdão é conceder e pedi ao próximo.
- Essa é uma questão de benefício duplo, como uma moeda de dois lado com um único valor, pois o perdão beneficia tanto a quem concede, como aquele que recebe. Aquele que está capacitado a perdoar, não terá dificuldade em pedi ao próximo quando for necessário.
- A Palavra de Deus diz: Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas ( Mateus 6:14-15 ). Portanto assim como Deus escolheu ser amado no próximo, a autenticidade do verdadeiro perdão está no fato de perdoar o próximo, quando alguém perdoa o seu próximo, ele está demonstrando que já tem o perdão de Deus sobre si, concedido por Cristo na cruz do Calvário.
- Existem pessoas que carregam um falso perdão na vida como aquele que diz: "Eu perdoo mas não esqueço" ou usam sempre a palavra desculpa, por ser mais fácil, para substituir a palavra perdão. As palavras perdão e desculpa apesar de serem parecidas, são de significado totalmente diferentes, o prefixo " des " na palavra desculpa significa "tirar", então a palavra desculpa significa " tirar a culpa " é usado quando queremos que a pessoa entenda que foi sem querer, é uma maneira de justificar o ato. A palavra perdão é usada quando assumimos a culpa, ela que dizer " remissão " isto que dizer que só quem realmente foi vítima da nossa ofensa, que é capaz de nos redimir da nossa culpa, se for o próximo, é um pecado horizontal, se for Deus é um pecado vertical. A palavra desculpa é uma reação totalmente humana, que faz parte de nossa natureza, o perdão é divino, e é concedido a nós por meio de um relacionamento pessoal com Cristo, através da aceitação do perdão de Deus.
Perdão é libertar-se e libertar o outro também, é mudar o rumo da história dando sentido a ela novamente. O perdão é um dos maiores dons que Deus nos concedeu.
Herivelton F. da Silva
Perdão é libertar-se e libertar o outro também, é mudar o rumo da história dando sentido a ela novamente. O perdão é um dos maiores dons que Deus nos concedeu.
Herivelton F. da Silva