quinta-feira, 29 de novembro de 2012

As Três Fases Do Perdão




       Uma das coisas que mais me deixava intrigado logo quando me converti, era como duas pessoas que fazem parte de uma mesma Igreja pode uma negar o perdão uma a outra? Esse era um fato incompreensível, até que a Palavra de Deus me trouxe a resposta: Ela nos revela que uma pessoa não pode dar aquilo que não tem. O perdão não é algo que faça parte da natureza humana, é uma dádiva que recebemos de Deus, que tem um efeito significativo na nossa vida e na vida do próximo.
     Perdoar significa perder a razão, é apagar a ofensa com a borracha do amor, e deixar aquele que nos ofendeu entrar na nossa história e fazer parte dela novamente. Perdoar é transpor a barreira da separação, da indiferença, e da inimizade. O perdão traz duplo benefício: primeiro beneficia aquele que dar e depois beneficia aquele que recebe.
       
     O perdão é constituído de três fases em uma ordem inalterável, uma fase a menos não pode ser constituído um perdão genuíno e verdadeiro, são elas:


1) Primeira fase do perdão é receber de Deus.

- Em Marcos 2:1-12 vamos encontrar um paralítico sendo levado a Jesus por quatro amigos, tendo sido impedido pela multidão que o seguia, estando Jesus presente em uma casa rodeado pela grande multidão, esses homens desceram o paralítico pelo telhado. Tanto esses homens como a multidão esperava algo de Jesus, a cura do paralítico, mas Jesus surpreendeu a multidão e aqueles homens quando disse: Filho, perdoados estão os teus pecados. Jesus mostra para todos presentes que o perdão de Deus é o benefício maior e mais importante que um ser humano possa receber, mais importante do qualquer outra necessidade que temos, o perdão de Deus é algo absoluto, que quando recebemos de Deus os nossos pecados são cancelados.

- Uma pessoa só pode receber de Deus o perdão, quando aceita a garantia dada por Ele, que é o sangue de Jesus Cristo derramado na cruz do calvário que torna possível o seu perdão,  1 João 1:7 diz: O sangue de Jesus Cristo seu Filho, nos purifica de todo pecado. Receber o perdão de Deus por meio do sacrifício de seu Filho, é ser absorvido da condenação eterna que nos estava posta pelo pecado do primeiro homem. Assim como pela desobediência de um só homem( Adão ), muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um (Jesus ) muitos foram feitos justos. Romanos 5:19
- Quando é perguntado pelos judeus a Pedro o que deveriam fazer, Pedro disse: Arrependei-vos.... cada um de vós para perdão dos pecados. Atos 2:37-38 Só podemos receber o dom de usufruir da Graça de Deus, quando recebemos o perdão dado por Ele, o perdão de Deus não só cancela os nossos pecados como nos beneficia com a Salvação eterna,  que está a disposição de todo ser humano, que deseja ter os seus pecados perdoados.

2) A segunda fase do perdão é perdoar a si mesmo.

- Perdoar a si mesmo significa aplicar o perdão de Deus na sua própria vida. Ninguém pode receber o perdão de Deus e não sentir a profundidade e valor que ele tem.

- Aplicação do perdão de Deus é necessário na vida, para que se possa viver a felicidade de uma vida perdoada,Bem- aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto (Salmo 32:1).
 -O perdão de Deus aplicado na vida é capaz de produzir uma vida diária de confissões, O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céus, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! ( Lucas 18:13).
- O perdão de Deus cria na vida humana um ambiente de total liberdade, livre de qualquer acusação ou condenação que possa ser feita pelo inimigo, E Ele mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do Senhor, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. Mas o Senhor disse a Satanás: O Senhor te repreenda, ó Satanás, sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreenda; não é este um tição tirado do fogo? Josué, vestido de vestes sujas, estava diante do anjo. Então respondeu, aos que estavam diante dele, dizendo: Tirai-lhe estas vestes sujas. E a Josué disse: Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniquidade, e te vestirei de vestes finas ( Zacarias 3:1-4 ). Satanás só pôde acusar Josué só até o momento em que seus pecados foram purificados, no momento em que Deus lhe concedeu o perdão, ele foi totalmente absorvido das acusações e declarado limpo.
- O perdão de Deus desfaz todas as dúvidas, e leva o cristão a confiar totalmente que o perdão de Deus está acima do mais vil pecado que se possa cometer.

3) A terceira fase do perdão é conceder e pedi ao próximo.

- Essa é uma questão de benefício duplo, como uma moeda de dois lado com um único valor, pois o perdão beneficia  tanto a quem concede, como aquele que recebe. Aquele que está capacitado a perdoar, não terá  dificuldade em pedi ao próximo quando for necessário.

- A Palavra de Deus diz: Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas ( Mateus 6:14-15 ). Portanto assim como Deus escolheu ser amado no próximo, a autenticidade do verdadeiro perdão está no fato de perdoar o próximo, quando alguém perdoa o seu próximo, ele está demonstrando que já tem o perdão de Deus sobre si, concedido por Cristo na cruz do Calvário.
- Existem pessoas que carregam um falso perdão na vida como aquele que diz: "Eu perdoo mas não esqueço" ou usam sempre a palavra desculpa, por ser mais fácil, para substituir a palavra perdão. As palavras perdão e desculpa apesar de serem parecidas, são de significado totalmente diferentes, o prefixo " des " na palavra desculpa significa "tirar", então a palavra desculpa significa " tirar a culpa " é usado quando queremos que a pessoa entenda que foi sem querer, é uma maneira de  justificar o ato. A palavra perdão é usada quando assumimos a culpa, ela que dizer " remissão " isto que dizer que só quem realmente foi vítima da nossa ofensa, que é capaz de nos redimir da nossa culpa, se for o próximo, é um pecado horizontal, se for Deus é um pecado vertical. A palavra desculpa é uma reação totalmente humana, que faz parte de nossa natureza, o perdão é divino, e é concedido a nós por meio de um relacionamento pessoal com Cristo, através da aceitação do perdão de Deus.

 Perdão é libertar-se e libertar o outro também, é mudar o rumo da história dando sentido a ela novamente. O perdão é um dos maiores dons que Deus nos concedeu.


                                                                                                       Herivelton F. da Silva

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Os Frutos Da Perseguição




  - Se no Brasil existisse uma perseguição ao cristianismo o que aconteceria?

  - Suponho que aconteceria o seguinte:


 1) Teríamos menos apostasia, e mais cristianismo.

 2) Teríamos menos comodismo, e mais avivamento.
 3) Teríamos menos falsidade, e mais autenticidade.
 4) Teríamos menos formalismo, e mais amor.
 5) Teríamos menos discursos, e mais Evangelho.
 6) Teríamos menos omissão, e mais cumplicidade.
 7) Teríamos menos conformismo, e mais transformação.
 8) Teríamos menos partidarismo, e mais unidade.


  A maioria dos cristãos não conseguem ver nenhum ponto positivo nas provas, no sofrimento, e na perseguição. Mas Bíblia diz que Deus tem um caminho pelo qual Ele anda nesse mundo, o profeta Naum diz: Que Deus tem o seu caminho na tormenta e na tempestade ( Naum 1:3 ); então quando estamos passando por uma tempestade ou tormenta em nossas vidas, é Deus abrindo caminho para chegar até nós, para nos fortalecer nas provas, ou nos disciplinar,ou nos ensinar alguma lição que precisamos aprender, e fazer com que em nossas vidas o seu propósito venha se cumprir.



- A perseguição é um caminho que produz os seus frutos, que só conseguem vê, aqueles que conhecem o propósito de Deus através da perseguição. Veremos abaixo como Deus usou a perseguição em benefício da Igreja primitiva:


-   Os  Frutos Da Perseguição

1) União -  Atos 1:13

- Os discípulos estavam em um alto quarto com as portas fechadas, em parte com medo das autoridades, pensando no que poderia lhes acontecer, se esses homens tivesse sido dispersos com a perseguição levantada pelas autoridades, o cristianismo jamais teria começado por eles, mas o efeito foi totalmente o contrário, eles estavam todos unidos, a união fortaleceu a convicção levando-os ao propósito comum.


2) Oração - Atos 1:14

- Existem dois momentos na vida do cristão que ele ora com mais intensidade: o primeiro é quando ele está passando por um momento difícil da sua vida, que provoca sofrimento, dor e angústia; o segundo é quando ele não sabe o que fazer em vista de uma situação complexa e usa a oração como último recurso. Para os discípulos a oração estava longe de ser o último recurso, e sim o recurso apropriado, a arma eficiente em vista do perigo eminente, a perseguição levou os discípulos a orar com toda intensidade, com certeza isso os fortaleceu  de tal modo, que eles saíram para virar o mundo de cabeça para baixo.


3)  Testemunho - Atos 2:32, 3:15, 5:32

- O testemunho é para o cristão um meio de pregar o Evangelho sem palavras; e para o incrédulo é uma página aberta de uma vida, no qual ele consegue ver a mensagem de Cristo. O testemunho cristão é o sexagésimo sétimo livro da Bíblia, e é o livro que mais é lido pelas pessoas que não tem conhecimento do Evangelho. Para os cristãos primitivos e para nós, é um desafio  testemunhar de Cristo, e a perseguição é uma oportunidade que Deus nos concede para mostrarmos quem realmente somos(Testemunhas de Cristo) e também mostrarmos quem realmente Ele é ( O Salvador do mundo).


4)  Coragem - Atos 4:7-13

- Só existe coragem quando não há temor de perder algo, nem mesmo a própria a vida. Jesus disse: Que quem amasse a vida perder-li-a, possivelmente esse princípio os ajudou a colocar o dever, a obediência  e o amor a Cristo acima de seus interesses e bem maior que é a vida. A coragem não é a ausência do medo, mas é enfrentar o seu próprio medo, e o medo maior dos discípulos era  a oposição de quem  os queriam calar e impedir que eles cumprisse sua missão, coragem foi mais um elemento gerado pela perseguição.


5) Fé - Atos 3:6

- A Fé não é um elemento para realizar milagres, mas para crer nos milagres que só Deus pode realizar. Os milagres, curas, e maravilhas, era um auxílio de Deus para autenticar a mensagem pregada pelos discípulos, a parte dos discípulos era confiar no que Deus poderia fazer, para que o seu propósito viesse a se concretizar. A Fé nasceu em meio a perseguição para destruir a covardia, o medo, e a omissão em que os discípulos estavam envolvidos.


6)  Determinação - Atos 4:16-20, 15:29

- Hoje as pessoas estão determinadas a usarem a Deus, enquanto no passado os discípulos estavam determinados a serem usados por Deus, por meio de uma obediência genuína a sua Palavra, não levando em conta os perigos em que suas vidas estavam expostas. Determinados a obedecer a Deus ainda que isso viesse lhe custar a vida. Determinação é mais um fruto da perseguição.


7) Poder na mensagem - Atos 4:27- 31

- A dependência é o elemento essencial para aqueles que querem ser usados por Deus. Aqueles que querem ter poder para testemunhar através da Palavra, precisam se esconder atrás da Cruz de Cristo, afim de que o Eu se oculte e Cristo sobressaia, gerando assim ousadia e autoridade para falar do Evangelho, na dependência do Espírito Santo. A perseguição levaram os discípulos a total dependência de Deus, que é a situação adequada para ser usado com poder.


8)  Discernimento - Atos 5:1-3

- É a capacidade de percepção concedida aos discípulos para julgar as questões práticas da Igreja, com o propósito de manter a ordem e disciplina. O discernimento é fruto de uma grande sensibilidade espiritual, quanto mais os discípulos se aproximasse de Deus, melhor entenderia as questões de fora da Igreja, e os problemas de dentro. Essa afinidade espiritual os ajudaria a impedir de que os inimigos de Cristo viesse se apoderar da Igreja por meio sutil. O discernimento foi uma arma eficiente contra perseguição da Igreja.


9) Gozo no sofrimento - Atos 5:41

- Só é possível sentir alegria no sofrimento, quando entendemos que esse sofrimento ocorre porque optamos em nossas vidas servimos a Deus.Quando o sofrimento é resultado de nossa obediência ao Evangelho, devemos ter grande alegria, pois isso nos faz participantes do sofrimento de Cristo, e se somos participantes de seu sofrimento, seremos também de sua glória.


10) Obediência - Atos 5:42

-“E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo”. 

      1. " TODOS OS DIAS"-  Evangelismo diário.

      2. " NO TEMPLO "- Evangelismo na Igreja.
     3. " NAS CASAS "- Evangelismo de casa em casa.
     4. " NÃO CESSAVAM "- Evangelismo contínuo.
     5. " DE ENSINAR "- Evangelismo bíblico.
     6. " E DE ANUNCIAR "- Evangelismo através da pregação.
     7. " JESUS CRISTO "- Cristo o tema do Evangelismo.

- Podemos entender que os discípulos desenvolveram uma obediência genuína ao mandamento que Cristo deixou: Ide. A perseguição foi o caminho que os levaram a obediência.


11) Expansão- Atos 1:8


- Os discípulos deveriam ter como ponto de partida a cidade de Jerusalém, e não como campo de permanência. A perseguição alcançou o propósito de Deus, e ampliou a visão dos discípulos em relação sua missão, tanto que nenhum dos apóstolos teve seu ministério fixado em Jerusalém, todos saíram para ganhar o mundo para Cristo terminando suas vidas de maneira gloriosa.

* Propósito de Deus:


- Jerusalém - início

Judeia - prosseguir
 Samaria- avançar
-  Os confins da terra- alcançar

12)  Conversões - Atos 2:41, 4:4


- Almas salvas por meio da pregação do Evangelho, foi o resultado alcançado pela perseguição. O resultado talvez foi assustador para a Igreja, mas foi resultado esperado por Deus. Todos esses elementos que a perseguição foi capaz de gerar, foram necessários para o desenvolvimento e crescimento da Igreja.

* A perseguição deu a igreja:

- Um início promissor

- Um crescimento acelerado
- Produziu Cristão autênticos


  " Quando se sentires perseguido na vida, aproveite o momento para confiar no que Deus poderá fazer por meio da perseguição."



                                                                                                       Herivelton F. Da Silva

Dez Tipos De Alunos Da E.B.D

      N esses quase vinte anos que ensino na Escola Bíblica Dominical, pude traçar o perfil de cada aluno; primeiro para facilitar...