segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Responsabilidade Fraternal





  O grande problema do cristianismo é que os cristãos foram ensinados a serem membros de igreja, foram ensinados a desenvolverem responsabilidade pessoal para com Deus e para com a Igreja. Más não foram ensinados a serem Igreja, a desenvolverem responsabilidade coletiva, não foram ensinados a serem responsáveis uns pelo outros.
   A importância da responsabilidade coletiva, é que ela nos leva a perfeita unidade, quando todos buscam o que é de Cristo, todos passam a funcionar como uma Orquestra em perfeita sintonia, como um corpo que tem muitos membros e a harmonia desses membros produz o perfeito funcionamento do mesmo.
  Assim quando somos Igreja, desenvolvemos a responsabilidade coletiva, e ela nos leva o funcionamento harmonioso do corpo de Cristo, e esse funcionamento bem ajustado nos diz que todos estão ligados a cabeça, produzindo uma perfeita unidade. Como Igreja temos responsabilidades uns para com os outros, e são essas responsabilidades quando desenvolvidas é que nos levam a perfeita unidade. Eu sou responsável por cada irmão na Igreja, como cada irmão é responsável por mim, e através dessa responsabilidade mútua, temos cuidados uns dos outros baseado no amor que Cristo tem por cada um de nós. citaremos abaixo algumas responsabilidades que temos uns para com os outros, que quando cumpridas fortalece a unidade dentro da Igreja.


1. Cada um considere os outros superiores a si mesmo..... Fil 2:3

2. Levai as cargas uns dos outros... Gal 6:2
3. Suportando-vos uns aos outros.... Col 3:13; Ef 4:2
4. Perdoando-vos uns aos outros. Col 3:13
5. Admoestando-vos uns aos outros.... Col 3:16; I Tes 5:11ª
6. Sujeitando-vos uns aos outros.... Ef 5:21; I Pe 5:5
7. Sede uns para com os outros benignos.... Ef 4:32
8. Sede amorosos uns para com os outros.... I Tes 3:12
9. Consolai-vos uns aos outros.... I Tes 4:18
10. Tende paz uns com os outros.... I Tes 5:13
11. Fazei o bem uns para com outros... I Tes 5:15
12. Confessai as vossas culpas uns aos outros.... Tg 5:16
13. Orai uns pelos outros.... Tg 5:16
14. Amai-vos ardentemente uns aos outros... I Pe 4:9
15. Sede hospitaleiros uns para os outros... I Pe 4:9
16. Sede misericordiosos uns para com os outros.... Lc 6:36
17. Falai a verdade uns para com os outros... Ef 4:25
18. Edificai-vos uns aos outros.... I Tes 5:13
19. Sede servos uns dos outros.... Gal 5:13
20. Lavai os pés uns dos outros... Jo 13:14




                                                                                         Herivelton F. da Silva

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

O Que É Ser Cristão ?





     Marcelo Arantes e Cecília tinham vinte anos de casado, e há doze anos se tornaram cristãos passando pelo processo do novo nascimento. Eles iriam receber em sua casa o casal Eli Fernandes e Débora, que foram padrinhos do seu casamento e haviam vintes anos que não se viam, pois no ano que se casaram, os seus padrinhos mudaram para outro estado e até então não se viram mais.
      Quando receberam o casal em sua casa, Cecília logo chamou a Débora para cozinha para que ambas pudessem por o papo em dia, então Marcelo aproveitou e chamou o Eli para dá uma volta no seu jardim, aonde conversaram sobre diversas coisas, e Marcelo aproveitou a oportunidade para falar  ao amigo sobre a sua Fé. Marcelo lembrava que o seu amigo Eli sempre foi uma pessoa muito cética, sem nenhum tipo de religiosidade, sem nenhuma conexão com Deus, então Marcelo testemunhou a sua Fé falando da sua nova vida em Cristo. Eli observou com atenção o testemunho do amigo e depois curiosamente perguntou: o que é ser cristão?
       Você está me perguntando algo que só pode ser conhecido pela sua própria experiência disse Marcelo.
    Que palavras são capazes de comunicar as sensações de um primeiro amor, de um pôr do sol inesperado, do perfume de jasmim, gardênia ou lilases? Quais as palavras que podem descrever os sentimentos de uma mãe que segura o filho pela primeira vez; os momentos em que você é surpreendido pela alegria; ou o momento que chega ao topo de uma montanha escalada, ou vence uma batalha, ou passa no vestibular; ou se casa? Ao logo da história temos buscado palavras que possam conectar o que conhecemos àquilo pelo que ansiamos; más o que você pode conhecer do que é ser cristão, é apenas um reflexo obscuro daquilo que você poderá entender pela sua própria experiência, tudo fica claro quando sentimos pela nossa própria experiência.
        Olhe! deixe-me dar um exemplo disse Marcelo, ele caminhou um pouco mais a frente e pegou um vaso de planta, nela estava uma linda tulipa multicolorida, com cuidado, começou separar a terra, esmerando-se para não feri a planta, até revelar o bulbo e o caule com a flor no topo. Essa tulipa é muito especial, cultivada aqui mesmo no meu jardim, observe as pétalas extraordinárias, elas são todas em forma de pluma e retorcidas, com as bordas rebarbadas que se enroscam ao redor de uma variedades de cores: dourado, laranja-escuro e roxo azulado, é magnífico. Agora veja o bulbo que gerou este espécime maravilhoso, parece um pedaço de madeira velha ou um torrão de terra, algo que você jogaria fora se não tivesse noção do que é. Algo comum que jamais chamaria atenção.
       Assim é ser cristão, ser transformado de um bulbo aparentemente insignificante, sem valor, sem nenhuma admiração ou indício de produtividade, em um lindo espécime maravilhoso, capaz de produzir uma maravilha tão grande quanto essa flor. Ser cristão é sair da insignificância de uma vida no pecado e da separação da vida com Deus, onde os pensamentos maus e a natureza maligna, permitem que o diabo seja senhor dos nossos atos, para receber uma nova vida em Cristo, com uma nova personalidade, onde refletem o amor, a bondade e a misericórdia de Deus.
          Ser cristão é vê em todas as coisas um valor absoluto, onde elas contribuem para que vivamos dentro do propósito de Deus, e ver em cada pessoa uma oportunidade de canalizar o amor que recebemos do Pai. Ser cristão é ser cada dia mais parecido com Cristo, de maneira tão transparente, que não se faz necessário o uso de palavras para mostrar quem é a razão da nossa grande felicidade. Ser cristão é mudar totalmente os valores de sua vida pelo poder de Cristo: Da morte para a vida; da perdição para a Salvação; da condenação para absorvição pelo sacrifício de Cristo; de cidadão do mundo para cidadão dos céus, de um bulbo insignificante para uma linda tulipa colorida e cheia de vida.



                                                                                                                         Herivelton F. da Silva
      

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

A Luta Interior




                  "Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros,                                       eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado."
                                                                    1 Coríntios 9:27

No capítulo sete de Romanos, Paulo fala de uma das maiores lutas que existe em nossa vida,

A luta interior.
Todas as batalhas que nós estamos envolvidos estão diante de nós, más existe uma batalha que acontece dentro de nós, no nosso ser, entre duas partes de nós que não se combinam e nem pode está em harmonia pela sua própria vontade.
Eu confesso que a luta entre a carne e o espírito, é a batalha mais longa que eu já tenho ouvido falar e uma das lutas que todo cristão está envolvido por inteiro.
Essa luta não é o Espírito Santo que decide quem sairá vencedor, más você, o Espírito Santo espera para ver para que lado você vai  posicionar-se, então Ele só toma parte se você pender para o lado de seu espírito, caso contrário Ele se entristece por você dar vazão a carne.
Nos muitos confrontos que acontecem, a carne sai vencedora, e em outros o espírito.
A nossa vida não pode funcionar como uma gangorra, cheia de altos e baixos, precisamos trabalhar ela para que vivamos de vitória em vitória.
Em Cristo somos mais que vencedores e só quando não estamos Nele é que somos derrotados.
Nessa batalha temos uma luta todos os dias, e todos os dias temos o auxílio do Espírito Santo de Deus, sabendo que o impossível Cristo já fez por nós para que venhamos ter vitórias dentro das possibilidades de nossa perseverança.
O Cristão é o único soldado que vai para batalha sabendo o resultado dela, que já é vencedor. Más não vai confiado em seus próprios méritos e sim nas ordens do seu general, é nisso que consiste a vitória fazer exatamente como Ele nos mandou.
Não importa o que aconteça no dia, ou que situações tenha que enfrentar, saiba que todo peso de qualquer situação já foi absorvido por Cristo na cruz do calvário, para que Nele tenhamos vitórias.
Então seja um vendedor no dia de hoje.

Romanos capítulos 7 e 8

1 Coríntios 9:27

                           
                                                                               Herivelton F. da Silva

Dez Tipos De Alunos Da E.B.D

      N esses quase vinte anos que ensino na Escola Bíblica Dominical, pude traçar o perfil de cada aluno; primeiro para facilitar...