" Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de
alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando
vocês vêem que se aproxima o Dia." Hebreus 10:25
A minha maior preocupação no momento não é com o CORONAVÍRUS! Pois sei que essa moléstia que assola a humanidade irá passar, mesmo tendo consciência de que jamais o mundo será o mesmo depois desse vírus, eu sei que tanto a sociedade como a Igreja seguirá em frente.
Minha preocupação primária é de caráter espiritual e está relacionado a Igreja. É que com a suspensão dos cultos presenciais os cristãos sejam levados a se habituarem com a transmissão do culto online de tal forma a ponto de negligenciarem as idas ao templo para a adoração depois da crise. Aqui entre nós! Parece bem mais cômodo e confortável sentar-se no sofá de casa de pijama e chinelão nos pés tendo uma caneca de café nas mãos, e filhos e esposa ao lado para assistir o culto online do que gastar tempo se arrumando para pegar ônibus ou se deslocarem de carro até o templo para a adoração.
Não estou dizendo com isso que foi um erro a suspensão dos cultos presenciais, os pastores demonstraram amor e zelo ao fazê-lo; más se esse período se alongar, é bem provável que alguns cristãos acabem tomando gosto pela forma a ponto de abandonar os cultos presenciais. Já existe um grupo de cristãos que já não fazem uso dos cultos presenciais, eles são denominados " desigrejados " esse é o grupo que mais cresce no cristianismo. Por isso se faz necessário mostrar a diferença entre os cultos de forma online e presencial:
- Primeiro o culto online pode preencher suas necessidades individualmente, Deus falará através de sua Palavra e você poderá ser fortalecido na sua comunhão com Ele. Más o culto online não pode fortalecer a comunhão coletiva. A comunhão coletiva é fortalecida quando nos reunirmos presencialmente, só através do nosso ajuntamento é que a comunhão uns com os outros é fortalecida e nossa unidade em Cristo confirmada.
- Em segundo lugar o nosso ajuntamento cria uma atmosfera compatível com a nossa Fé e convicções, gerando um momento único que não existe em nenhum outro lugar do mundo, um momento celestial na terra, o lugar de adoração é aonde o céu se faz presente. Já o culto online cria um ambiente só seu e não nosso! Ainda que seja de gozo e alegria.
- Em terceiro lugar o nosso ajuntamento como Igreja fortalece o nosso amor fraternal. Nenhum amor é capaz de crescer a distância assim como cresce estando presente. Rever cada irmão, compartilhar nossas experiências, aprender uns com os outros, compartilhar os cânticos em coro e a Palavra de Deus nas leituras e ouvir e falar das coisas espirituais eleva o nosso amor por aqueles que fazem parte do mesmo corpo chamado Igreja.
O culto de Daniel em sua casa na Babilônia em direção ao templo em Jerusalém era uma experiência espiritual incrível más não pode ser comparado se ele estivesse lá no templo reunido com os seus. Por isso, quando esta crise passar, retorne ao lugar de adoração aonde você encontra refúgio e fortaleza, e fortaleça a sua comunhão, seu amor fraternal e cresça na fé em um ambiente onde Deus preparou para você ser igreja.
Herivelton F da Silva