segunda-feira, 28 de junho de 2021

Dores De Parto





        Ao contrário do que muitos críticos dizem, a Bíblia contém vívidas imagens femininas para retratar dimensões da vida divina. Entre as analogias bíblicas, minha favorita é a de Gálatas 4.19: “meus amados filhos, novamente estou sofrendo como que com dores de parto por vossa causa, e isso até que Cristo seja formado em vós”. O útero e as contrações ilustram e significam a geração de filhos na fé. As dores de uma mãe para gerar filhos remetem aos sofrimentos de formar Cristo na vida dos nossos amados filhos/discípulos. Mas essa dor de parto não era consequência do pecado? Não é juízo para a mulher? Sim! Mas o juízo de Deus sempre vinha com graça. A justiça e a misericórdia sempre andam juntas na ação de Deus com seu povo. “Aumentarei grandemente a dor da tua gravidez; em dores de parto darás à luz filhos.” — Gênesis 3:16

       A expressão hebraica nesta passagem da Escritura é, literalmente, “a tua dor e a tua gravidez”, e é vertida por algumas traduções “a tua dor, e a tua conceição”. Mas a forma gramatical utilizada é chamada hendíadis, em que duas palavras são ligadas por “e”, embora se fale de uma só coisa. Traduções modernas vertem a expressão Concordemente. Assim, não se declara que a concepção seria necessariamente aumentada, mas a dor seria. A expressão " Dores de Parto" é usada várias vezes na Bíblia em situações diversas e em cada uma delas tem um significado que só pode ser compreendido mediante a compreensão das dores que uma mulher sente ao dar a luz a uma criança:



1. Tremor ali os tomou, e dores como de mulher de parto. ( Salmos 48:6 )


- Nesse texto o medo tomou conta de tal forma dos reis que eles sentiram dores como "as Dores de Partos."


2. E assombrar-se-ão, e apoderar-se-ão deles dores e ais, e se angustiarão, como a mulher com dores de parto; cada um se espantará do seu próximo; os seus rostos serão rostos flamejantes. ( Isaías 13:8 )


- Aqui é mostrado qual será a reação dos homens quando " O Dia do Senhor " se manifestar; sentirão dores de tal forma que é comparado as " Dores de Partos. "



3. Envergonha-te, ó Sidom, porque o mar, a fortaleza do mar, fala, dizendo: Eu não tive dores de parto, nem dei à luz, nem ainda criei jovens, nem eduquei virgens. ( Isaías 23:4 )

- Aqui nesse texto se fala do Juízo de Deus sobre a cidade de Tiro e como as nações se lamentariam quando fossem informados sobre a sua destruição! Sidom seria envolvida na mesma calamidade! As dores das Nações seriam como " Dores de Partos" só o mar não sentiriam as dores dessa calamidade.



4. Como a mulher grávida, quando está próxima a sua hora, tem dores de parto, e dá gritos nas suas dores, assim fomos nós diante de ti, ó Senhor!
( Isaías 26:17 )


- Israel clamou ao Senhor repetidas vezes em períodos da mais profunda desgraça; que são comparadas as agonias de uma mulher em trabalho de parto. Aqui em busca de perdão pelos seus pecados e de restauração, eles derramaram suas almas perante ao Senhor com grandes dores! como as " Dores de Partos" mas não houve conceição.
- Bem concebemos nós e tivemos dores de parto, porém demos à luz o vento; livramento não trouxemos à terra, nem caíram os moradores do mundo. ( Isaías 26:18 )



5. Canta alegremente, ó estéril, que não deste à luz; rompe em cântico, e exclama com alegria, tu que não tiveste dores de parto; porque mais são os filhos da mulher solitária, do que os filhos da casada, diz o SENHOR.
( Isaías 54:1 )

- Aqui nos é apresentado duas situações da nação de Israel: Esterilidade; quando seriam levados para fora do país como exilados. Más esse período de esteridade seria transformado em fertilidade e progresso.


6. Porquanto ouço uma voz, como a de uma mulher que está de parto, uma angústia como a de que está com dores de parto do primeiro filho; a voz da filha de Sião, ofegante, que estende as suas mãos, dizendo: Oh! ai de mim agora, porque já a minha alma desmaia por causa dos assassinos.
( Jeremias 4:31 )



- O ataque da Nação de Babilônia como agente do Juízo de Deus sobre Judá; devido as prostituições do povo com os seus vários deuses; descreve o desespero de Jerusalém como uma mulher que está tendo o seu primeiro filho! gritos de dores; dificuldade de respiração e medo.




7. Que dirás, quando ele te castigar porque os ensinaste a serem capitães, e chefe sobre ti? Porventura não te tomarão as dores, como à mulher que está de parto?
( Jeremias 13:21 )


- Uma referência amarga de como a Nação se sentiria com a servidão do exílio. As dores seriam como as dores de uma mulher em trabalho de parto.


8. Ó tu, que habitas no Líbano e fazes o teu ninho nos cedros, quão lastimada serás quando te vierem as dores e os ais como da que está de parto. ( Jeremias 22:23 )


 Aquele que faz teu ninho nos cedros – Que vive em casas construídas com cedros. Quão gracioso você será – Ou melhor, quão humilde, ou suplicante, você será, quando dores vierem sobre você – Essas dores de aflição que subitamente te oprimirão, enquanto antes você estava orgulhoso demais para ouvir qualquer conselho que fosse oferecido. Toda dor que sentirão como forma de castigo pelos pecados cometidos seria semelhante as dores de uma mulher na hora de dar a luz.



9. São tomadas as cidades, e ocupadas as fortalezas; e naquele dia será o coração dos valentes de Moabe como o coração da mulher que está com dores de parto. ( Jeremias 48:41 )


- O coração dos valentes de Moabe seriam semelhantes a os corações dos valentes de Edom! cheio de tristeza, dor e medo como uma mulher em dores de parto.




10. Eis que ele como águia subirá, e voará, e estenderá as suas asas contra Bozra; e o coração dos valentes de Edom naquele dia será como o coração da mulher que está com dores de parto. ( Jeremias 49:22 )

 
- A queda de Edom é comparada ao estado de um rebanho preocupado por um inimigo forte como um leão e rápido como uma águia (Jeremias 4:7 ). A angústia do coração dos valentes de Edom é descrito como as dores daquela que está com dores de parto.




11. Enfraquecida está Damasco; virou as costas para fugir, e o tremor a tomou; angústia e dores a tomaram como da que está de parto.
( Jeremias 49:24 )


- O Profeta continua com o mesmo assunto, pois, como o reino da Síria havia florescido e eminente em riqueza e poder, dificilmente era credível que pudesse ser derrubado tão cedo. Esta é, portanto, a razão pela qual o Profeta, de acordo com sua maneira usual, descreve em geral a ruína daquele reino, como as dores de uma que está prestes a dar a luz.




12. O rei de babilônia ouviu a sua fama, e desfaleceram as suas mãos; a angústia se apoderou dele, como da que está de parto. ( Jeremias 50:43 )


- O Profeta quer dizer com essas palavras que, assim que o relatório da guerra chegasse aos caldeus, eles ficariam tão desanimados pelo medo que se tornariam como um povo conquistado, e esse medo é comparado a uma mulher com dores de parto. 





13. Dores de mulher de parto lhe sobrevirão; ele é um filho insensato; porque é tempo e não está no lugar em que deve vir à luz. ( Oséias 13:13 )


 Como existe um momento crítico no parto, em que a mãe em trabalho de parto pode, por assistentes hábeis, ser aliviada do seu fardo, que, se negligenciado, pode pôr em risco a vida dos pais e dos filhos, portanto houve um tempo em que Efraim poderia ter retornado a Deus, mas não o faria; portanto, eles agora correm o risco de serem finalmente destruídos.




14. Sofre dores, e trabalha, para dar à luz, ó filha de Sião, como a que está de parto, porque agora sairás da cidade, e morarás no campo, e virás até babilônia; ali, porém, serás livrada; ali te remirá o SENHOR da mão de teus inimigos. ( Miquéias 4:10 )


- Trazendo a metáfora de uma mulher grávida com dores de parto, Israel sofreria dores amargas antes de alcançar as misericórdias do Senhor por meio da libertação.





15. Mas todas estas coisas são o princípio de dores. ( Mateus 24:8 )


- As tristezas e agonias desse momento descrito aqui precederão os momentos de alegria que uma mulher sente quando o filho nasce, assim será para os cristãos!




16. Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá terremotos em diversos lugares, e haverá fomes e tribulações. Estas coisas sào os princípios das dores. ( Marcos 13:8 )

- Os acontecimentos que antecede a Grande Tribulação são comparados as dores iniciais que uma mulher sente quando vai se aproximando a hora de dar a luz.




17. Sabemos que toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto. ( Romanos 8:22 )


- Por causa do pecado o homem não só se afastou de Deus arruinando a sua vida, mas também contaminou o ambiente em que passou a viver, e por isso a natureza geme com dores como a que está de parto aguardando a redenção dos filhos de Deus.




18. Meus filhos, novamente estou sofrendo dores de parto por sua causa, até que Cristo seja formado em vocês. ( Gálatas 4:19 )


- O trabalho de formação do discipulado pelo discipulador requer muito amor e muitas vezes dores até o momento da formação, como uma mulher que está prestes a dar a luz a seu filho e sente dores de parto.



19. Quando disserem: "Paz e segurança", então, de repente, a destruição virá sobre eles, como dores à mulher grávida; e de modo nenhum escaparão. ( 1 Tessalonicenses 5:3 )


- Repentina destruição virá sobre aqueles que se sentem seguros em uma falsa paz! E sentirão repentina dor como dores de uma mulher no parto.




20. Ela estava grávida e gritava de dor, pois estava para dar à luz.
      ( Apocalipse 12:2 )


- Aqui uma referência clara a Israel e a perseguição que foi movida por Herodes em busca do Cristo entre os meninos de Israel. A matança trouxe uma dor semelhante as dores de parto.




                                                                                                                    Herivelton Silva

segunda-feira, 7 de junho de 2021

Bíblia: Uma Curta Oração Respondida Por Deus

   










        A conspiração de Absalão foi algo bem planejado ao longo de quatro anos; más para Davi foi algo tão rápido e repentino que  mal teve tempo de fugir com todos os seus. Quando Davi soube que Aitofel estava com Absalão, ele temeu muito pois sabia do poder de Aitofel como conselheiro. Aitofel era conselheiro pessoal de Davi, alguns textos como Talmude supõem que o traidor mencionado por Davi no Salmo 55: e 41 sem nome, era um homem iguala ele, seu companheiro e seu amigo íntimo, fosse Aitofel. “Até o meu melhor amigo, em quem eu confiava e que partilhava do meu pão, voltou-se contra mim.” Sl 41. 9; Se um inimigo me insultasse, eu poderia suportar; se um adversário se levantasse contra mim, eu poderia defender-me; mas logo você, meu colega, meu companheiro, meu amigo chegado, você, com quem eu partilhava agradável comunhão enquanto íamos com a multidão festiva para a casa de Deus!” Sl 55. 12-14; Curiosamente, estes salmos também foram mencionados por Jesus como encontrar “cumprimento” de um traidor depois ao Filho de Davi, que também se enforcou quando seus próprios planos para o destino de Jesus não foram seguidos. (Mt 26. 23, João 13. 18, Atos 1. 16)
        Natural de Giló, nas colinas de Judá, Aitofel foi pai de um dos poderosos de Davi. Eliã, que possivelmente era pai de Bete- Seba. Isto é, Aitofel era avô de Bete-Seba. Isto é muito forte e relevante. Este conselheiro, antes íntimo, tornou-se traidor e juntou-se a Absalão, filho de David, num golpe contra o rei. Segundo alguns autores, o motivo para a traição de Aitofel foi a desonra que o rei Davi havia feito à sua neta Bate-Seba. Como um dos cabecilhas da rebelião, aconselhou Absalão a violar as concubinas de David, em público, como um gesto para mostrar a Israel sua rebeldia, e pediu permissão para organizar um exército de 12.000 homens para procurar Davi, a fim de o matar.

Segundo a Bíblia, Deus frustrou esta trama, e Absalão, em vez de seguir os conselhos de Aitofel, seguiu os conselhos de Husai, o arquita, que estava secretamente aliado a David. Vendo que seus conselhos não eram seguidos, ele voltou para sua cidade, pôs em ordens seus negócios, enforcou-se, e foi sepultado junto aos seus antepassados. a reputação de Aitofel era tão alta que as suas palavras tinham a autoridade de um oráculo divino. Se, como se pode depreender de 2 Sam 23.34, em comparação com 11.3.

         Quando Davi foi informado de que Aitofel estava com Absalão temeu grandemente! E fez essa curta oração: " Senhor Transtorna o conselho de Aitofel" talvez ali mesmo quando foi informado, na presença de seus soldados e conselheiros. Isso nos leva a entender que o valor da oração não está  na sua duração e nem quantidade de palavras expressada diante de Deus! está na sinceridade do coração daquele que a faz (E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos .Mt 6:7). As vezes uma oração instantânea e rápida devido ao momento pode tanto ser ouvida por Deus como aquela que fazemos com tempo e grande duração. 

         Estamos vivendo em uma sociedade em que o tempo de nossas vidas tem sido roubado por tempos trabalhosos, e muitas vezes temos deixado de orar simplesmente por acreditar que a oração ouvida por Deus é aquela entramos em nosso quarto e fechamos a porta e passamos um tempo específico falando com Ele. É verdade que isso é essencial a nossa vida com Deus, más é importante lembrar que em situações em que somos privados desse tempo Deus ouve aquela oração abreviada que fazemos com ou sem palavras diante Dele em qualquer lugar. O segredo da oração é está em sintonia com Deus a todo tempo! Reservarmos tempo para falar com Ele, e falarmos com Ele quando não tivermos tempo.


                                                                                                                      Deus Abençoe! 

Dez Tipos De Alunos Da E.B.D

      N esses quase vinte anos que ensino na Escola Bíblica Dominical, pude traçar o perfil de cada aluno; primeiro para facilitar...