INTRODUÇÃO
O fator religião é uma necessidade de todo ser humano, desde que nasce, ele busca respostas para sua existência e o mundo que vive. Pois ao contemplar a si mesmo e a ordem natural do universo, ele sente que há um ser superior a si, responsável por tudo que existe. A sua busca muitas vezes o leva a definir DEUS de várias formas, até mesmo de forma satisfatória a sua própria natureza; a isso chamamos de religião, o homem em busca de DEUS, ao passo que as Escrituras nos apresentam o Cristianismo, DEUS em busca do homem.
Como identificar uma religião verdadeira, todas as religiões são iguais, existe alguma diferença? alguém poderia dizer nenhuma, simplesmente por ter pouca pecepção espiritual, outras concordaria que todas as religiões são iguais, porque todas falam em nome de DEUS, esse pensamento na época atual é devido o fato de ambas estarem cada vez mais parecidas, e a diferença consistem em detalhes e pontos. Alguém poderia facilmente chamar a falsa religião de verdadeira e a verdadeira de falsa se não examiná-las cuidadosamente. Iremos nesse breve estudo ver alguns pontos na tentativa de ajudá-los.
1) A falsa religião é uma cópia da verdadeira, ainda que inexata.
- Tudo que a religião verdadeira faz, é copiada pela a falsa religião, isso faz parte de uma estratégia do inimigo para dificultar que as pessoas a achem o caminho de volta a DEUS.
- Os fatores mais copiados:
- Os cânticos
- A forma litúrgica
- O desenvolvimento de atividades dentro e fora da Igreja.
- Os sermões e palestras
A verdadeira religião desenvolvem todos os fatores acima, movida por um sentimento de transformação interior, sendo transformados o indivíduo em sua totalidade: os pensamentos, atitudes, e palavras; dando uma nova personalidade ao ser humano, qual chamamos de novo nascimento. Jo 3:3; 2 Cor. 5:17
A falsa religião desenvolvem esses fatores, através de um formalismo, transmitindo uma religião sem vida, é como se os fatores não demonstrassem nenhuma alteração no comportamento, na personalidade, e nas palavras do indivíduo que proclama seguidor da verdade.
2) A falsa religião adiciona, subtrai, multiplica e divide a obra de Cristo.
A- A falsa religião adiciona a Salvação vários dogmas criado pelos homens.
- Algumas adicionam as boas obras
- Outras adicionam os bens materiais de seus adeptos.
- Outras adicionam ritualismos.
- Algumas adicionam o modernismo e liberalismo.
B- A falsa religião subtrai a autoridade da pessoa de Cristo, diminuindo a sua soberania e poder de salvar. Diminuindo a suficiência do seu sacrifício, passando a dar a religião o poder de participação no processo de Salvação do pecador.
C- A falsa religião multiplica o problema do pecador em relação a obra de Cristo.
- Vemos que algumas religiões tem a salvação como dívida, que ainda pecador tem com DEUS e que será cobrada por meio da religião, aproveitando da fé do indivíduo ela subtrai dele tudo que ele tem de valor, multiplicando uma dívida que já foi paga por Cristo na cruz do calvário( Rom. 4:4-5 ).
D- A falsa religião divide a glória de Cristo.
- A falsa religião divide a glória de Cristo, dividindo o caminho de salvação consigo mesma; dividindo o Evangelho com os ensinamentos de seus fundadores, colocando no mesmo nível das Escrituras. A Escrituras diz que DEUS não divide sua Glória ( Is. 42:8 ).
- A Verdadeira Religião
A- A Salvação é unicamente pela graça, através da obra redentora do Senhor Jesus Cristo, que é o único nome pelo qual devamos ser salvo. Efes. 2:8; Atos 4:12
B- Jesus Cristo é soberano e absoluto, e a sua obra na cruz é totalmente suficiente, e corresponde de maneira precisa a demanda do pecado do homem diante de DEUS. Mat. 28:18; Rom. 3:23-26; Jo 1:29
C- A Salvação não pode dar-se por meios de critérios humanos e nem por obras meritórias, visto ser impossível ao homem efetuar ou saldar a dívida de si mesmo para com o Criador. Efes. 2:9; Is. 64:6
D- Só Jesus Cristo é digno de toda glória, e honra, e poder; pois Ele é o único caminho de volta a DEUS, e o Evangelho é o poder de DEUS para a Salvação de todo aquele que crer. Fil. 2:9-11; Jo 14:6; Rom. 1:16
3- A Diferença da Verdadeira e Falsa religião está no fato de quem está por trás de cada uma.
A) DEUS está por trás da verdadeira religião, buscando um relacionamento com o homem com a finalidade de restaurá-lo ao seu propósito. Para que essa restauração fosse possível DEUS enviou o seu filho, Jesus Cristo o qual morreu em uma cruz, abrindo o caminho de volta a DEUS. Jesus Cristo é o fundador da verdadeira religião, e essa religião vive para Ele e por meio Dele, a base da religião é a morte e ressurreição de Cristo, chamamos de cristianismo e é só por meio dele é que o homem pode voltar a fazer parte dos planos de DEUS.
B) O diabo está por trás da falsa religião:
- Em primeiro lugar a falsa religião faz parte de uma estratégia do diabo, com o propósito de manter a humanidade sobre o seu domínio, escravizando-a no pecado.
- Em segundo lugar a falsa religião é uma maneira do diabo confundir aqueles que procuram encontrar a verdade, camuflando a mentira para se parecer com a verdade.
- Em terceiro lugar a falsa religião não oferece aquilo que o homem necessita, mais apresenta-lhe um caminho mais fácil, onde não exige renúncia e nem responsabilidade.
Quem decide verdadeira e falsa religião, não é eu e nem você, o critério único e seguro é a Palavra de DEUS.
Herivelton F. da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário