- Dez amigos desejosos em ganhar o mundo para Cristo, resolveram entregar suas vidas para obra missionária, começaram de maneira correta; se prepararam academicamente para missão, são eles:
-
Cícero 62 anos
- Marcos 37 anos
- Ana Paula 27 anos
- José Carlos 32 anos
- Estevão 42 anos
- Ana Cláudia 47 anos
- João Paulo 51 anos
- Alice 39 anos
- Pedro 46 anos
- Márcia 41 anos
-Cícero de 62 anos por influência da maioria dos amigos, acabou desistindo, pois todos diziam que ele estava muito velho para atender o chamado missionário. Esqueceu que a Bíblia diz: Que ainda na velhice os cristãos darão os seus frutos.
- Marcos de 37 anos parou para calcular os custos de sua missão e também desistiu; por entender que seria muito difícil levantar os recursos que precisaria. Não confiou totalmente no Senhor.
- Ana Paula 27 anos, inesperadamente recebeu uma herança antes de parti, e decidiu ficar para administrar aquilo que herdara. Aquele que lança mão no arado e olha para trás não é digno de mim disse Jesus.
- José Carlos 32 anos, por morar com os pais e quatro irmãos, na última hora pesou-lhe o fato de deixá-los, pois nunca havia se separado da família. Amou-os estes, mais do que a Ele, Jesus.
- Estevão 42 anos, era um advogado bem sucedido e não conseguiu abandonar a carreira promissora. Então desistiu. Aquele que não renúncia tudo quanto tem, não é digno de mim, disse Jesus.
- Ana Cláudia, João Paulo, Alice, Pedro e Márcia, partiram para pregar a Cristo em terra estrangeira.
- Ana Cláudia de 47 anos, meses depois de ter chegado naquele país, sofreu um choque cultural, então abandou a missão e voltou ao país de origem.
- João Paulo de 51, era o único casado do grupo, esposa e dois filhos não conseguiram se adaptarem ao país, e o abandonaram gerando uma crise familiar, e consequentemente foi forçado pela circunstâncias deixar a missão.
- Alice de 39 anos. um ano depois saiu de férias da missão com o propósito de não retornar, e terminou por abandonar o seu posto.
- Pedro de 46 anos, contraiu uma doença e ficou gravemente enfermo, e teve que voltar ao seu país para tratamento, onde pouco tempo depois veio a falecer.
- Márcia de 41 anos, depois de ficar sozinha, sofreu instabilidade emocional, e psicológica, com todo os fatores que sobrevieram aos seus colegas de missão e não resistiu a solidão, e também desistiu.
- Nesses últimos casos, podemos sentir que todos amavam missões, mais com um amor explicável, e não com o amor sacrificial; aquele amor que muitas vezes, uma pessoa é constrangida a executar uma missão dada por DEUS, a isso chamamos de vocação.
Quando falamos em relutância estamos apenas descrevendo pessoas que de uma certa forma tinham amor por missões, eram admiradores da obra missionária, queriam preencher lacunas, mas nunca tiveram um chamado para a obra missionária, e mesmo assim foram por campo.
Aprendemos com essa história que mesmo que uma pessoa tenha o preparo acadêmico isso não o torna completamente habilitado para uma missão, ele se torna apenas um profissional, mas precisa da aprovação de DEUS para servir em qualquer área, por isso é preciso sustentar os cinco pontos interiores da verdadeira vocação:
A) Inquietação; em vista da necessidade em que a obra se apresenta.
B) Paz; ao vê um caminho glorioso.
C) Persistência; em vista de sua realização.
D) Visão; de um propósito sólido e definido.
E) Sensibilidade; para entender a vontade de DEUS através das circunstâncias e de sua Palavra.
Antes de um missionário ir ao campo da realidade missionária, é necessário ele passar pelos campos de estágios do mundo missionário, esses são fatores de preparação que em caso de aprovação sairá fortalecido e preparado para as circunstâncias adversas que irá enfrentar. Estes campos são:
1) Campo Cultural.
- Fatores:
- Aprendizagem da língua
- Adaptação ao ambiente.
- Diminuindo o impacto cultural através dos costumes e tradições.
2) Campo Circunstancial.
- Fatores:
- Acontecimentos traumáticos.
- Desastres naturais
- Violência urbana em massa.
- Guerras.
- Instabilidade política.
- Conflitos religiosos
3) Campo Familiar
- Fatores:
- Relacionamento
- Concordância familiar
- Educação dos filhos
- conforto familiar
- apoio matrimonial
4) Campo Ocupacional
- Fatores
- Desafios
- Pressões do trabalho
5) Campo Físico
- Fatores
- Saúde
- Nutrição
- Clima
- Enfermidade
6) Campo Psicológico
- Fatores
- Instabilidade emocional
- Auto-estima
- Solidão
- Frustração
- Depressão
7) Campo De Apoio
- Fatores
- Recursos
- Habitação
- Conservação
- Estabilidade
8) Campo Espiritual
- Fatores
- Relacionamento com DEUS
- Devocional
- Provações
- Tempo com outros Crentes
- Batalha Espiritual.
Depois que esses amigos fracassaram em sua missão, Jesus disse:
" A quem enviarei, Quem há de ir por nós?"
Esperando que alguém responda:
" Eis-me aqui, envia-me a mim."
Herivelton F. Da Silva