quinta-feira, 9 de maio de 2013

Derrubando Árvores

                                 

                                                                    2 Reis 6:1-7

      Não se preocupe, que esse é o tipo de árvore que o Ibama não multa por ser derrubada, aliás ela é totalmente prejudicial senão derruba-la. Na vida espiritual árvores são barreiras no caminho que impede nosso progresso espiritual, para alguns árvores são lugares onde nos escondemos de Deus quando cometemos um pecado ou um ponto vulnerável de nossas vidas. Uma árvore no caminho impede a nossa visão, também nos obriga a nos desviar do caminho e retarda a nossa caminhada na vida espiritual, por isso precisamos derruba-las para que o nosso avanço seja contínuo. No texto vamos aprender quais os tipos de árvore que precisamos derrubar na nossa caminhada:                                                                                                                                                                         

                                                       

- Eles cortaram madeira usando a ferramenta principal, mostraram precisão v.4b . Quando usamos a ferramenta correta na solução de problemas, eliminamos a deficiência de nossa vida espiritual, a Bíblia contém um conjunto de princípios com o propósito de tornar as nossas vidas exata por meio da aplicação, mas a deficiência não acontece por falhas das Escrituras, pois ela é uma unidade perfeita, e sim por mal uso que fazemos dela. Não derrubamos a árvore da deficiência usando nossos próprios recursos e sim usando a ferramenta principal que é a Palavra de Deus.

- Eles não continuaram a cortar com o cabo v.5. A queda na vida espiritual acontece muitas vezes por causa do excesso de confiança que temos de realizar uma tarefa ou missão. Sensibilidade espiritual é essencial para perceber quando algo errado, ou quando  está faltando alguma coisa para que a nossa missão venha ser alcançada com êxito. É necessário derrubar a árvore da confiança própria tendo totalmente dependência de Deus. 


- Eles fizeram um pedido a Eliseu para que o acompanhar-se. Mostraram companheirismo v.3. Existe pessoas na Igreja que são excepcionais quando agem individualmente, más são verdadeiros fracassos quando agem como Igreja, não conseguem desenvolver a responsabilidade coletiva ou trabalharem em equipe.Uma pessoa pode sobressair como cristão, mas se não se identifica como igreja, acaba por ser incompleto, o individualismo impede o funcionamento adequado da Igreja, é uma árvore que precisa ser derrubada.

 - Pediram para ele ir com eles v.3. Mostraram humildade pedindo que o acompanhasse. Hoje os confrontos dentro das igrejas acontecem porque ninguém busca ser servo, todos querem ser senhores, querem liderar e não ser liderados, precisamos derrubar a árvore do orgulho, vivendo na obediência e servindo na humildade.



- Eles criaram um desafio, isto significa ação v.2. Só cresce na vida espiritual quem tem desafios, os desafios criam as expectativas e motivação que precisamos para sair da zona de comodismo. O comodismo paralisa a vida espiritual por isso precisamos derrubar essa árvore para construir e desenvolver a nossa vida. 
- Eliseu disse Ide v.2, eles cumpriu. Parece que o pecado que está mais em evidência nas Igrejas é o pecado de omissão, que vem cada vez mais gerando pessoas irresponsáveis no meio cristão. A falta de seriedade e responsabilidade por partes dos crentes, com aquilo que foi colocado em suas mãos, tem feito que essa árvore seja uma das maiores em desenvolvimento na Igreja, impedindo ou retardando o progresso da obra de Deus. Precisamos eliminar essa árvore do nosso meio. 
- Pediram permissão, mostraram obediência a liderança. v.1.  Por mais confiança que eles tivessem na realização da missão, para eles eram muito importante a presença do líder, eles mostraram obediência pedindo permissão, eliminando assim a árvore da rebeldia. A maior característica de um cristão como Igreja é a obediência aqueles que são os seus líderes, quando essa liderança é proveniente de Deus.
- Eles pediram ajuda a pessoa certa, v.5. Mostraram visão. Quando caminhamos sobre o nosso próprio entendimento, sendo levado pelas  nossas próprias convicções, sentimos as nossas incertezas e dúvidas sobre o que virá no caminho, caminho esse chamado confiança própria. Más quando mais nos aproximamos de Deus, e mais afinidade temos com Ele, mais sensibilidade teremos para não só apenas entender os seus propósitos, e sim também entender que nos espera no caminho. O cristão que tem visão espiritual não é surpreendido na sua jornada espiritual, pois ele vê o invisível.


  Que na sua jornada espiritual, você possa ser capaz de derrubar todo tipo de árvore que constitui uma barreira para o seu relacionamento com Deus. Sendo eficiente, tendo Fé, desenvolvendo responsabilidade coletiva, andando na humildade, sendo ativo na obra de Deus por meio da obediência e tendo visão das coisas espirituais.



                                                                                                       Herivelton F. da Silva






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dez Tipos De Alunos Da E.B.D

      N esses quase vinte anos que ensino na Escola Bíblica Dominical, pude traçar o perfil de cada aluno; primeiro para facilitar...