Existem muitos cristãos procurando fórmulas mágicas ou métodos esplêndidos para falar de Cristo; e nem percebe quer são no detalhes cotidianos de nossas vidas, que existe a maior oportunidade de comunicar o evangelho. Ir além daquilo que nos compete e cumprindo satisfatoriamente as nossas obrigações, é a melhor maneira comunicar o Evangelho, e aquele que tem vida com Deus, precisa gerar vidas para Deus. Eis aqui cincos fatores que poderá nos ajudar a falar de Cristo sem palavras.
1. Seja pontual em suas responsabilidades.
- O cristão precisa reconhecer o valor da exatidão. Ser pontual no serviço, na escola ou em compromissos marcados, dar credibilidade a palavra falada. Alguém mais cedo ou tarde observará que você é uma pessoa de palavra, e que honra os compromissos e horários marcados.Para o cristão é melhor esperar por alguém do que deixar alguém esperando. Mat. 5:37 Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim, não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna.
2. Seja imparcial em seus relacionamentos.
- Muitas vezes as pessoas que menos damos valor e atenção são aquelas que mais necessitamos em nossas vidas, pois sempre tem algo para nos oferecer. porém damos mais valor aquelas pessoas que tem admiração por nós, valoriza nossas idéias e vivem de comum acordo com nós. A sabedoria consiste em dar a cada um aquilo necessita de nós, reconhecendo o valor pessoal de cada pessoa,porém consciente que todos merecem nossa atenção, nosso amor, e a nossa ajuda. Tg 2:9 " Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado e sois redarguidos pela lei como transgressores."
3. Seja amável e cordial com todos.
- Deus escolheu ser amado no próximo, e o que é mais impressionante é que Ele não deixou perfil,se ele é gordo ou magro, preto ou branco, bom ou ruim. O próximo é todo aquele que precisa atingir o mesmo nível que nos encontramos, de participantes do amor de Deus. Se você não consegue amar alguém na condição de amigo, então deve amá-lo na condição de inimigo, pois o amor de Deus nos constrange a isso. Tg 2:8 " Todavia, se estais cumprindo a lei real segundo a Escritura: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem."
4. Aproveite as oportunidades para fazer o bem as pessoas.
- Aproveitar as oportunidades para ajudar as pessoas, é não se fechar no seu mundo de necessidades. Se nos falta algo devemos lembrar que há pessoas necessitando de nós no muito que Deus nos tem nos concedido. O amor de Deus se manifesta nas nossas ações, e Deus nos concede mais oportunidades de crescimento ajudando as pessoas do que necessariamente recebendo algo delas. Atos 20:35 " Melhor é dar do que receber". Não se esquecendo por onde devemos começar: Gl 6:10 " Então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.
5. Aprenda com as criticas, pois existem nelas no mínimo 1% de verdade.
- Toda crítica é feita com base em uma tendência ou algo já existente em nós. Em vez de termos uma reação negativa diante dela, deveríamos usar-la para fazer uma avaliação desse reflexo que alguém usado por Deus, funcionou como espelho para que nós pudéssemos ver essa mancha em nós. Encare as críticas de forma positiva mesmo que elas chegue a nós de outra forma. 1 Pe 3:16 " Tendo uma boa consciência, para que, naquilo que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom procedimento em Cristo."
Herivelton F. da Silva
Obrigado Herivelto por mais esta lição, eu a recebo com gratidão.
ResponderExcluirQue Deus te abençoe.