segunda-feira, 18 de maio de 2015

O Segredo De Viver Em Paz




 


      Desde que encontrei Cristo eu procurei viver o sentido real da vida, eu procurei viver o propósito de Deus. Eu pensei! se eu vivesse o propósito real de Deus, eu não só asseguraria a plena satisfação na vida, mas evitaria também nela decepções; frustrações, e surpresas que viesse afetar negativamente o meu viver. Então eu passei a cultivar dois princípios que tem sido essenciais na minha jornada nesse mundo. O primeiro princípio é:


1. Espere tudo de todos

- Por melhores que as pessoas sejam, é necessário sempre medí-las tanto para o lado positivo, como para o lado negativo em qualquer situação. Esperar tudo de todos é colocar as pessoas com quem nos relacionamos, seja no trabalho, na escola, nas ruas, e na família, no centro das possibilidades, e ter consciência que elas tem 50% para ambos os lados, positivo e negativo, em seu caráter, em suas ações, em seus pensamentos, e relacionamentos.
- Esperar tudo de todos não é apenas enxergar aquilo que as pessoas deveriam fazer, mas o que elas podem fazer. Esse princípio trouxe três lições importantes para minha vida.

A- Esperar tudo de todos, evita decepções com as pessoas

- Quando se espera tudo de todos, você evita ser surpreendido pelo que as pessoas fazem ou dizem, seus movimentos se tornam previsíveis, lhe dando a vantagem de se preparar para situações difíceis e complexas. Decepções só acontecem quando esperamos mais das pessoas ou esperamos aquilo que desejamos que elas sejam ou façam.

B- Esperar tudo de todos é ver as pessoas como Deus as vê.

- Os Salmos 14 e 53, e Romanos 3:10 diz: Que Deus olhando dos céus para a terra não viu um justo sequer. O que atrai Deus nos homens não são suas qualidades, seus atos de justiça e bondade; e sim o fato de sermos pecadores, necessitados, frágeis e carentes de seu amor. Ver as pessoas como Deus as vê, equivale vê como de fato elas são, ver suas necessidades, suas carências e fragilidades, como uma oportunidade de canalizar o amor de Deus derramado nos nossos corações, amá-los da mesma forma como Deus as amam.  

C- Esperar tudo de todos, traz a verdadeira e a nítida impressão de quem realmente sou.

- Quando vejo as pessoas e suas necessidades, suas limitações, e seus erros, eu contemplo um quadro de quem eu sou, não muito diferente de quem elas são humanamente falando. Com essa reação eu passo a me identificar com elas, nas suas fraquezas e compreender melhor os seus erros; não fazendo julgamento alheio de seus atos, e quando elas erram, eu olho para mim e penso que tenho as mesmas tendências, e se eu não me cuidar, acabarei indo pelos mesmos caminhos e cometendo os mesmos erros.
- Quando se espera tudo de todos, você  acaba evitando muitos problemas na vida, sejam eles de natureza física, mental, ou espiritual, protegendo o corpo, alma, e espírito. O segundo princípio é:


2. Espere tudo da vida

- Esperar tudo da vida, não é criar uma espécie de temor dos fatos existente nela, más ter conhecimento desses fatos para agir caso venham fazer parte de nossas vidas. Ninguém que vive nesse mundo está imune as situações de aspecto negativo que acontecem nele. Ter conhecimento dos dois lados da vida, o lado bom e o lado ruim, te dar vantagem não só apenas de agir preventivamente, más também de lidar com os fatos quando eles acontecem.

- O Apóstolo Paulo em sua carta ao filipenses 4:12 diz:" Em tudo estou instruído tanto a ter fartura como a padecer necessidades " posso sair vencedor de qualquer situação através Daquele que nos deu a vida. Ele descreve dois elos que faz parte de um mesmo cenário da vida, e diz está preparado para ambos. A instrução traz o conhecimento dos fatos, e o conhecimento dos fatos te dar condições de se preparar para eles, e o preparo torna os fatos quando já são reais em nossa vida, fardos possíveis de ser suportados, pois seu peso é absorvido pela nossa reação positiva sobre eles.
- As vezes passamos a vida inteira cuidando da saúde e somos acometidos por uma doença; nos preparamos para o mercado de serviço e ficamos desempregados; projetamos uma vida longa de felicidade ao lado de alguém, e aí vem a morte; buscamos as realizações dos nossos sonhos e a realidade totalmente diferente, e os nossos planos são ofuscados pelo inesperado. Veja! que nós não nos preparamos para uma doença, para uma perda e nem para realidade, nossa preparação é preventiva no sentido de evitá-las, e não decorrente. Esse são apenas exemplos que só esperamos aquilo que a vida tem de bom, sem cogitar que os acidentes, as fatalidades, o sofrimento,e as perdas, podem bater em nossa porta, e só paramos para pensar nessas possibilidades quando elas acontecem, e sofremos muito mais por  pensar que esses fatos só acontecem com os outros e sem cogitar a possibilidade deles nos alcançar.

- Busque sempre o melhor da vida, mas se prepare sempre para o pior.

- Outro dia eu me peguei pensando na morte de minha mãe, confesso que só de pensar foi acometido por uma grande dor; más eu precisava pensar nesse fato, pois se a vida seguir o seu curso natural, de que os filhos tem que enterrar os pais, cedo ou tarde isso irá acontecer, a não ser que a vida contrarie o seu processo, e eu parta primeiro que ela. Pensar que um dia a minha mãe irá partir, me fez valorizar melhor o presente a onde eu ainda a tenho, e viver cada momento ao seu lado intensamente, para que em sua morte não venha existir da minha parte um mar de lamentações, de muitas coisas que deixei de fazer ou dizer, coisas que as pessoas só  se dão conta quando já não existi mais possibilidades.
- Quando esperamos tudo da vida, a primeira reação deve ser preventiva diante dos fatos que os cercam, e a segunda reação deve ser decorrente quando esses fatos nos acometem. Em ambas situações nossa ação deve ser positiva, porque de que maneira enfrentaríamos as doenças, as fatalidades, as perdas, e a falta de resultados expressivos na vida, se formos tomados pelo desespero, pelo medo, e pela dor?. Uma reação negativa diante dos fatos negativos, tira de nós toda ou qualquer possibilidades de vitórias, uma reação positiva elimina todo peso que existe nos fatos.
- Um exemplo notório de reação positiva diante de fatos negativos, é do saudoso e ex vice presidente do Brasil, José Alencar. José Alencar enfrentou um câncer por mais de cinco anos e passou por dezessete cirurgias, e sua reação diante da doença sempre foi positiva. José Alencar disse em sua trajetória : " Que o medo e o desespero não cura ninguém ". Para os médicos ele disse: " Faça o que for melhor para mim, quero dizer que não estou entregue. Estou entregue a quem sempre estive; a Deus. " A sua luta contra o câncer foi até o final, e no final ele disse: " Eu não tenho medo de morrer; um homem deve está preparado para morrer a todo instante, e proceder como se nunca fosse morrer "; " Seja qual for o resultado de tudo isso eu já me sinto vitorioso ". Claro que o tratamento sofisticado que recebeu ajudou a prolongar a sua vida, mas se não tivesse reagido positivamente diante da doença, com certeza não teria ido muito longe. Foi sua reação que mostrou a sua força, sua determinação, sua luta, e esperança, e mesmo quando a morte se aproximava, continuou de cabeça erguida com alguém preparado para o final.
- Vivemos dentro das possibilidades dos acontecimentos e fatos existentes neste mundo, sejam eles de qualquer natureza, precisamos fortalecer nossa mente, para vivemos com determinação e convicção, encarando os fatos como eles são, com perícia, e dando um passo de cada vez na vida.

Esperar Tudo de Todos  ajuda a nos relacionar com todo tipo de pessoas existente no mundo, vendo elas como Deus as vê, e como elas são, compreendendo melhor suas limitações, percepções e erros. Também nos faz ter um censo de nossa própria realidade, nos levando a identificarmos com o nosso próximo, evitando decepções, raiva, raiz de amargura, e  outros problemas interpessoais.
Esperar Tudo da Vida , te prepara para situações que existem dentro dela; as difíceis, as complexas, as incômodas, e as doloridas, tendo consciência que não somos imunes a esses tipos de situações. A nossa primeira reação deve ser preventiva, numa tentativa de diminuir as possibilidades delas acontecerem. A segunda reação deve ser decorrente, quando fatos nos alcançam.
- O conhecimento de antemão dos problemas da vida, nos preparam para lidar melhor com as situações, absorvendo todo impacto ou peso existente neles, nos dando a chance de lutar sem sermos derrotados ante a batalha.
Esperar tudo de todos e Esperar tudo da vida, traz o equilíbrio necessário para viver consigo mesmo, com o próximo e principalmente com Deus.




                                                                                                 Herivelton F. da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dez Tipos De Alunos Da E.B.D

      N esses quase vinte anos que ensino na Escola Bíblica Dominical, pude traçar o perfil de cada aluno; primeiro para facilitar...