sexta-feira, 21 de agosto de 2015

As Três Ordens Da Vida Conjugal




  
   Eu já li muitos livros direcionados a casais, e em quase todos eu vejo um toque pessoal do escritor, que em alguns casos tem base em sua própria experiência de vida conjugal, e em outros, são baseados na experiência conjugal de outros. É interessante que muitas dessas experiências conjugais, existem princípios herdados da vida familiar dos pais,que tanto o homem como a mulher trouxeram consigo para a formação de seu lar.
   Esses princípios que herdamos por tradição, que usamos como base para nossa formação familiar, é que fazem os casais serem diferentes uns dos outros. Esses princípios que determinou o sucesso de um lar não é garantia de que funcionará com o casal seguinte. Muitos pais que foram felizes usando princípios que trouxeram consigo dos lares dos pais, e por conseguinte passaram ao seus filhos que foram infelizes e fracassaram usando o mesmo modelo. Os livros que ensinam princípios que funcionaram em lares, seja do autor, ou de outras pessoas, esquecem que temos natureza diferentes uns dos outros, e essa natureza diferente é que determina tipos ou modelos de famílias existente no mundo.
   Para um casamento ter sucesso é necessário recorremos aquele que o projetou, Deus tem os princípios necessários para um lar bem sucedido e feliz, Ele tem o manual que funciona bem em qualquer tipo de família. Por isso vamos encontrar na Bíblia três princípios que são essenciais à família que deseja obter a plena felicidade, que quando praticados elimina qualquer barreira que possa prejudicar o seu funcionamento,  esses princípios eu os defino como as três ordens da vida conjugal:

1) A ordem natural

- O maior erro que um casal poderá cometer é pensar que homem e mulher são iguais, Deus criou ambos com propósitos diferentes por isso também com naturezas diferentes.



-
Homem

- Ao criar o homem Deus disse "domine" Gn 1:26- E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.A palavra "dominar" significa " ter poder ou autoridade sobre" Esse domínio é a capacidade de governar, administrar, e liderar toda criação de nível inferior a ele, por natureza podemos dizer que o homem é um líder, e é através desse instinto de liderança é que ele age.
- Esse domínio que o homem teria sobre a criação não seria um domínio independente de Deus, mas sobre a sua supervisão.O homem governaria o mundo sobre autoridade de Deus. À autoridade do homem sobre a criação só tem sentido e propósito se for exercida em submissão a quem estabeleceu essa cadeia de comando, Deus.O domínio do homem sobre as coisas criadas é parte essencial de sua natureza, então podemos dizer que dominar, governar, e liderar é algo que faz parte de si, mesmo depois do pecado, e ele age de acordo a essa natureza.

-Mulher

- Ao criar a mulher Deus disse: " Não é bom que o homem esteja só " " Far-lhe-ei uma adjutora "  " Que lhe assista " Gn 2:18

 A criação da mulher nasceu de uma necessidade, de algo que Deus percebeu que não estava completo.Deus disse que não seria bom ao homem viver sozinho, pois além de ficar vulnerável aos ataques do inimigo, ele não poderia cumprir o propósito de frutificar e multiplicar que fazia parte do projeto de Deus.

-
Ajudadora

- A palavra no hebraico para "ajudadora" tem o significado " auxiliar " " socorrer " ou  " ajudar " . Ajudar é o princípio básico para mulher existir. O homem foi criado para governar, dominar,e exercer autoridade, a mulher foi criada para ajudá-lo a preencher todas essas posições dada por Deus, sem usurpar as posições que ele tem em relação a posição de Deus.

-
Idônea 

- A palavra "idônea " em conexão com a palavra " ajudadora " só é usada duas vezes em hebraico ( vs 18,20 ). A palavra é usada para complementar e enfatizar o tipo de ajuda que Deus pretende que a mulher seja para o homem.
- O dicionário Aurélio define a palavra idônea: como próprio para alguma coisa; conveniente; adequado; que tem condições para desempenhar certos cargos ou realizar certas obras.

-  A mulher tem inteiramente física, emocional, espiritual e mentalmente todos os ingredientes que ela precisa para ser o auxílio adequado para o homem.


   - O homem não precisa de uma esposa sem opinião, pois ele tem animais de estimação para isso. Ele precisa de conselhos sábios em consideração as decisões que devem ser tomadas.


  - O homem não precisa casar-se com um objeto sem sentimentos pois ele já tem bens materiais. Ele precisa de uma pessoa sensível para com as suas próprias necessidades para respeitá-la e com a qual ele possa amadurecer.

    -  Ele não precisa de uma cabeça, pois Deus é a cabeça de todo o homem (I Cor 11:3). Ele precisa de alguém com intenções amáveis e construtivas que o encoraje e estimule a ser tudo o que Deus o criou para ser.

A sentença que a mulher recebe depois do pecado em Gn 3:16 (....e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.). Esse domínio que o homem passou a ter sobre a mulher, é um domínio independente do domínio de Deus, um domínio baseado no egoísmo e autoritarismo, trazendo desequilíbrio na relação entre o homem e a mulher,  a mulher passou a ser oprimida e ser usada como objeto, um ser sem opiniões, perdendo totalmente o seu verdadeiro valor para a qual fora criada. Cristo veio restaurar tanto o homem como a mulher ao propósito original de Deus.

   O homem foi criado para dominar, governar, liderar.( O homem foi criado para agir).
  A mulher foi criada para auxiliar, ajudar, lhe assistir. (A mulher foi criada para observar e pensar).

 Pensar e agir são dois elementos que quando unidos  traz o equilíbrio necessário em um relacionamento. Quando o homem aproveita essa qualidade indispensável na mulher, ele age com mais conhecimento de causa, com mais firmeza e decide com mais exatidão. Quando ambos estão focados no bem está um do outro, dão o melhor de si, para que o relacionamento seja totalmente saudável.


2) A ordem do Casamento

- Gênesis 2:24  Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
A palavra "apegar-se-á " ou " unir " vem de uma palavra hebraica que significa " colar, " indicando o tipo de relacionamento que Deus planejou para o homem e a mulher, uma só carne. No casamento deixam de serem dois para serem um.

- No princípio de uma só carne existem dois princípios que devem ser desenvolvidos pelos cônjuges:

- Amor e submissão

 O conceito de família no mundo tem impedido até mesmo na Igreja que homens e mulheres reconheçam o propósito de Deus para o lar. O fato é que estamos tão envolvidos com as definições do mundo que nem ao menos entendemos esses dois fatores; amor e Submissão.

1- Em primeiro lugar precisamos observar que Amor e Submissão, ambos são importante no princípio de uma só carne. Gênesis 2:24
  
- O princípio de uma só carne descrito em Gênesis, é o tipo de relacionamento que Deus criou para a família. Sem Amor ou sem Submissão o modelo de família instituído por Deus deixa de existir, e não cumpre o propósito de uma só carne.

2- O relacionamento entre um homem e uma mulher, no princípio de uma só carne, deve ser baseado no relacionamento entre Cristo e a Igreja.  Efésios 5:24-25

A) A Igreja é o modelo de submissão que a esposa deve seguir.

- Assim como a Igreja está sujeita a Cristo, em tudo as mulheres sejam sujeitas ao seu marido. A submissão precisa ser baseada no amor que a esposa tem pelo marido. A submissão que provém do dever e obrigação produz pouco ou nenhum resultado no princípio de uma só carne; a submissão que provém do amor, cria um ambiente de liberdade no lar aonde a esposa cresce por meio dele.

    Talvez o sinal mais claro de que um homem não é digno de submissão é quando ele precisa insistir na submissão da esposa.  De fato, esse tipo de submissão seria um contra-senso bíblico, uma contradição de termos.  A própria natureza da submissão é que ela se oferece, não se exige!  Seria como que alguém desse uma ordem:
O marido que precisa exigir submissão da mulher provavelmente já perdeu a mesma.  Submissão é algo voluntário, não no sentido opcional, mas que tem que brotar no coração da mulher.  É uma questão entre a mulher e seu Deus em primeiro lugar, ou seja, alinhamento vertical com Deus

-  A verdadeira submissão não usurpa os direitos da esposa, que são tão reais quanto os direitos do marido, e nem a diminui como mulher e esposa. Assim como a submissão da Igreja a Cristo traz benefícios a Igreja, a mulher sábia cresce dentro da submissão trazendo benefícios para si e para o lar.

1)   Submissão não é uma responsabilidade exclusiva da mulher (Efes. 5:21)

2)   Submissão não implica na inferioridade da mulher (Gn 1:27, 2:18; Gl 3:28)

3)   Submissão não é generalizada para todos os homens em todos os contextos (Cl 3:18, 1 Pe 3:1, Ef 5:22, Tt :3-5)

4)   Submissão não significa escravidão (Gn 2:15-18)

5)    Submissão não implica em autonomia masculina no lar (Gn 1:27, 2:15-18, 2:24, 1 Pe 3:7)

A ordem está no tempo presente, ou seja, é para ser contínua, não ocasional.  Deus chama as esposas para algum tipo de comportamento em relação aos maridos que é caracterizado por “submissão”. 

1.    Submissão se oferece pela mulher ao seu próprio marido.
2.    Submissão da mulher é uma ordem, não uma opção.
3.  Submissão significa  alinhar-se debaixo do marido.
4.    Submissão significa respeitar o marido.
5.   Submissão exige uma obra sobrenatural no coração da mulher.


    " É mais fácil a mulher ser submissa ao marido quando esse é submisso a Deus"


3) A ordem de Deus

- I Coríntios 11:3
" Quero porém, que saibais que Cristo é a cabeça de todo homem, o homem a cabeça da mulher, e Deus a cabeça de Cristo."

- Essa é uma ordem que não pode ser alterada.No vs. 3, estabelece a hierarquia divina:  Deus—Cristo—Homem—Mulher.  O princípio de subordinação e autoridade permeia todo o universo.  Mas cuidado para não associar hierarquia com superioridade ou inferioridade.  Não é isso É uma questão funcional, não existencial (essencial).  Uma questão de ordem e complementação, não de valor!  De função.  O mundo não funciona sem hierarquia.  Quando todos são iguais, temos anarquia, confusão, caos.  Satanás é o autor de confusão, Deus, de ordem.   Deus o Pai não vale mais que Cristo o Filho.  Não imaginamos um Cristo ficando aborrecido porque Ele tem que ser submisso ao Pai.  São iguais mas diferentes!  É impossível ter um organismo (organização) sem ordem, sem liderança, sem submissão.   

- A palavra "cabeça " que dizer: " Autoridade " " Domínio " mas nunca superioridade. Deus não pede, à mulher, em relação ao marido, nada que não exija do homem em relação a Cristo. Ser cabeça, inclui o estar sempre presente, dirigindo, sustentando e respeitando.

- Esse princípio de autoridade do homem sobre a mulher, só funciona quando o homem está sob à autoridade de Cristo. Para que o relacionamento entre homem e mulher tenha sucesso, é necessário não só apenas que o homem seja cabeça da mulher, mas Cristo seja cabeça do homem. Isso que dizer quer quando homem e mulher desenvolvem os seus papéis designado por Deus, no estabelecimento de sua ordem, cumprem o propósito de Deus para o bem está da família.

- Em um relacionamento é mais seguro para a mulher, quando ela tem convicção de que o homem tem a Cristo como seu cabeça, igualmente para o homem é mais seguro, quando ele tem consciência de que a mulher aceita o plano de Deus de tê-lo como sua cabeça no lar.

- Quero concluir dizendo que para um lar ser totalmente feliz é necessário ter consciência que:

1.  Homens e mulheres são diferentes quanto a sua natureza, porque foram criados com propósitos diferentes.

2. O princípio de uma só carne, onde duas pessoas de sexo oposto se tornam uma, é o modelo de casamento que cumpre o propósito de Deus. 

3. Um homem e uma mulher só poderão serem felizes no lar, quando ambos aceitam seus respectivos papéis dados por Deus no estabelecimento de sua ordem.


                                                                                                 Herivelton F. da Silva



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dez Tipos De Alunos Da E.B.D

      N esses quase vinte anos que ensino na Escola Bíblica Dominical, pude traçar o perfil de cada aluno; primeiro para facilitar...