quinta-feira, 17 de março de 2016

A Prática Da Vida Cristã







    O cristianismo é muito mais que orar três vezes ao dia, ou muito mais que lê a Bíblia todos os dias, ou ir a igreja regulamente. Cristianismo é relacionamento com Deus, aonde os nossos pensamentos, nossa palavras, e nossas ações nos identificam diretamente com Ele.
    Quando pensarmos, devemos pensar segundo Deus. ".... Mas nós temos a mente de Cristo" 1 Cor. 2:16.Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra". Col. 3:2. A nossa vida oculta em Deus deve ser manifestada na nossa nova conduta em Cristo.
    Quando falarmos devemos falar segundo Deus. Efes. 4:29 "  Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem". Efes. 4:25 "  Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros". Mat. 5:37 " Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna".A base do que falamos deve ser a verdade, e ela deve ser dita com toda convicção e amor, deve ser uma palavra que edifiquem aqueles que a ouve, onde as pessoas sinta a paz de Cristo no nosso falar. Col. 4;6 A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um".  
    O nosso andar deve mostrar que a nossa vida é uma vida controlada pelo Espírito santo de Deus. Jo 3:8 " O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito". Col. 1:9-10 " Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;
Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus". Gal. 5:16 " Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne". Andar segundo Deus deve eliminar tudo aquilo que fazia parte da velha natureza do pecado.
   Quanto a Bíblia devemos lê-la para conhecer Deus, e ao mesmo tempo a sua Palavra deve habitar em nós, nos guiando em todo nosso viver. Jo 5:39  Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam". Col. 3:16 "  A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração".
  Quanto a oração, deve ser uma contínua ligação entre nós e Deus, 1 Tess. 5:17 "Orai sem cessar ". O nosso relacionamento com Deus não deve ser interrompido em nenhum momento, afim de não darmos a oportunidade do inimigo de nossas almas agir contra as nossas vidas. Efes. 4:27 " Não deis lugar ao diabo."
   Quanto as boas obras, elas devem ser proveniente da Fé que obtemos de cristo, e não proveniente de nós mesmos, Efes. 2:10 " Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
Col. 3:17 "  E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai." Jo 14:12 "  Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai."

   Quanto ao modo de viver, a nova vida em Cristo deve ser produzida pelo Espírito Santo atuando junto ao nosso espírito, nos direcionando a serem cada vez mais plenos como filhos de Deus, Rom. 8:16 "  O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus." As necessidades físicas nunca deve está acima das necessidades espirituais, a nossa vida cotidiana deve ser um segundo plano aonde o primeiro plano que é espiritual deve está atuando constantemente. Mat. 4:4 Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus." Jo 6:48 "  Eu sou o pão da vida." Mat. 6:33 "  Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."
    A nova vida em Cristo, é uma dádiva que recebemos de Deus, quando somos identificados com Cristo na sua morte e ressurreição. Rom. 6:4,7-8 " De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida."
Porque aquele que está morto está justificado do pecado."
 "Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos."

    Através do novo nascimento passamos a viver uma vida segundo Deus, totalmente liberta do poder do pecado, aonde Deus vive em nós na pessoa do Espírito Santo, e o que predomina não é a vontade da carne e sim do espirito que vive em total rendição ao Espírito santo de Deus. Jo 3:3 "  Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." Gal. 2:20 "  Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim."
   Agora essa nova vida em Cristo que é oposta a velha vida do pecado que vivíamos, deve ser desenvolvida para testemunhar o poder transformador de Deus em nossa vida.




                                                                                                     Herivelton F. da Silva

domingo, 6 de março de 2016

Quem Pode Destruir Um Lar?





Eu poderia criar teses sobre o casamento baseado na minha própria experiência conjugal, e através delas defender os meus interesses na família. Más isso seria de minha parte puro egoísmo, em querer que o meu casamento funcionassem em torno de mim.
Más defendo princípios que dar ao homem e mulher a responsabilidade de cumprir com os seus deveres, de usufruir de seus direitos, e serem felizes dentro dessa instituição criada por Deus chamada família.
Um certo dia eu me encontrei com um amigo que há tempo eu não o via, e perguntei-lhe sobre os sua vida,trabalho, esposa e filhos,e onde havia se estabelecido nesse tempo ausente. Ele me explicou tudo com muita satisfação, más quando chegou no quesito família, com um semblante caído me disse:  que havia se separado!  E já havia seis meses, e que estava tentando reconstruir a sua vida novamente. Eu perguntei-lhe o que havia acontecido! E ele me disse que tinha sido vítima de traição, e que um  homem por nome Alberto que morava em seu bairro, havia destruído o seu lar.
Eu disse para ele que isso era impossível, não o fato da esposa ter cometido traição, e sim desse homem ter destruído o seu lar. Ele me pediu que eu explicassem melhor! Eu disse que ninguém fora do lar, por mais astuto  que seja, por mais sedutor e perspicaz que demonstre  ser, não tem  capacidade de destruir um lar,  as únicas pessoas que podem destruir um lar, são aquelas que estão do lado de dentro dele.
O lar é constituído de duas portas, e não me refiro a porta da frente e a porta dos fundos da casa, e sim as portas de responsabilidade que cada um recebe; esposo e esposa quando esse lar é gerado. Uma porta de responsabilidade do homem e uma porta de responsabilidade da mulher.
Tudo que entra ou saí do lar é de responsabilidade de ambos,  os filhos não tem responsabilidades, e sim as desenvolvem baseado nos princípios ensinado pelos pais, o lar é o Edén dos filhos onde eles devem aprender bem, antes de sair para o mundo. Quando um cônjuge negligencia a sua porta de responsabilidade, ele termina por deixar entrar no lar vírus, aonde vai infectar à aliança matrimonial estabelecida,  colocando a família em risco.
Um traição por exemplo começa com uma porta aberta, aonde uma terceira pessoa passa a fazer parte da vida amorosa de um dos cônjuge. Em muitos casos essa porta aberta, ocorre pelas necessidades não supridas pelo cônjuge que fica no estado de vítima,  e em outros casos a porta aberta tem a ver com a própria pessoa que abriu.
Satanás tentou destruir o primeiro lar, possivelmente por meio de Adão,  como não teve sucesso em sua investida, pois Adão defendeu a sua porta com muita determinação e convicção. O diabo introduziu o vírus mortal do pecado através de Eva, que negligenciou a sua porta de responsabilidade e por meio dela fez Adão desobedecer a Deus.
Essa coisa de transferência de culpa começou com o primeiro casal depois do pecado, Adão culpou Eva, e Eva culpou a Serpente, e como não tinha ninguém para a Serpente por a culpa, acabou ficando com ela sozinha. Adão poderia ter salvado o seu lar se estivesse rejeitado o pecado, e como representante de Deus teria desinfectado o seu lar e restaurado a pureza de volta. Satanás não pode destruir um lar se houver resistência por parte do casal; a Bíblia diz: " ...resisti o diabo e ele fugirá de vós" más essa resistência só se torna possível quando há sujeição a Deus. ( Tg 4:7 ).
As vezes é muito fácil culpar as pessoas do lado de fora do lar pelas coisas que acontecem dentro dele, tirando dos nossos ombros toda responsabilidade que pertence somente a nós, pessoas do lado de dentro do lar, ou seja esposo e esposa, que são responsáveis pelas coisas que acontecem nele.






                                                                                                       Herivelton F. da Silva

Dez Tipos De Alunos Da E.B.D

      N esses quase vinte anos que ensino na Escola Bíblica Dominical, pude traçar o perfil de cada aluno; primeiro para facilitar...