segunda-feira, 18 de abril de 2016

Do Amanhecer Ao Anoitecer






 
    Comece o dia agradecendo a Deus, por permitir que você fizesse parte de um novo amanhecer, derrame o seu coração através da oração. Depois de tomar um banho e escovar os dentes, se olhe no espelho e pergunte: o que a vida quer de mim? independente de qual seja a resposta comece executando tarefas bem simples, como abraçar as pessoas do círculo familiar  desejando um ótimo dia, e no mesmo espírito de felicidade  sorriem para os vizinhos com bom dia desejado. Depois mande mensagens aos seus amigos virtuais desejando que nesse dia alcance os seus objetivos ou metas, e que tudo de bom e belo os alcance no dia.
  Após o café da manhã, separe um tempo para que Deus fale com você através da sua Palavra, medite na sua Palavra em um a sós com Deus, se alimentando Dele, e saia através Dele para os seus afazeres diários. O que a vida quer realmente de você é que viva cada momento que Deus criou nos mínimos detalhes! Para que você possa viver Nele e alcançar a promessa disponibilizada por Ele para esse dia! Você precisa está no nível das bênçãos de Deus para não perdê-las durante a sua caminhada.
   Aí surge a segunda pergunta! O que você quer da vida? É bem provável que o que você queira da vida é muito mais do que ela possa lhe oferecer em apenas um dia, então dê um passo de cada vez, construindo aquilo que deseja conseguir da vida, não tente construir em um dia aquilo que pretende conseguir para uma vida inteira. Ao sair de casa para o serviço, saia por meio de Cristo, e ao chegar no serviço trabalhe com toda disposição e força, faça do seu trabalho a sua missão como ser humano na terra, tenha simpatia com os seus colegas e aja sempre com imparcialidade; não busque ser o melhor funcionário e nem te deixes ser o pior! Buscar ser o melhor funcionário pode interferir no seu relacionamento com seus colegas e ser o pior darás mal testemunho de si, cumpras a tua missão mediante as tuas responsabilidades e os resultados fluirão de maneira natural em tua vida. Agradeça sempre a Deus pelo seu emprego mesmo que este não te satisfaça e não lhe complete, pois é a forma honesta da onde vem o teu sustento.
    Ao terminar suas tarefas, agradeça a Deus por mais essa oportunidade de conseguir com êxito terminar a sua missão do dia, e aí volte para casa da mesma forma que saiu, por meio de Cristo. Tenha consciência que durante o dia nenhum passo que deste foi independente Dele, más por Ele.
     Comece e termine cada dia com Deus e permaneça Nele quando dormires, e que Ele te desperte cada manhã para um novo dia, com novas expectativas, com novos desafios, e suas misericórdias sejam novas a cada manhã em sua vida, que o seu amor infinito te alcance a cada instante pela sua graça, seus pés se firme a cada passo, e cada dia você esteja mais perto dos seus sonhos e ao crepúsculo vespertino você sinta que viveu o dia para Deus.
   


                                                                                                                        Herivelton F. da Silva

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Amarás O Teu Próximo Como A Ti Mesmo





 



                                          Amarás o teu próximo como a ti mesmo
                                                                Tiago 2:8



      Essas palavras contidas na Escrituras, são constituídas de grande beleza e profundidade, más para alguns, elas perdem a beleza quando se tornam conscientes de que: Amar o próximo como a se mesmo, incluem também amar os inimigos. Não que o cristão tenha inimigos em si mesmo, más a sua nova conduta em cristo que é oposta ao mundo, é capaz de gerar de maneira bem natural muitos inimigos.
     Quando a Bíblia diz que devemos amar os nossos inimigos, ela está se referindo a pessoas que não podem serem amados de outra forma. Mt 5:44 Acf - Nos oferecem quatro tipos de pessoas que se em quadra na frase: " Amarás Teu Próximo Como A Ti Mesmo " Os inimigos, os que nos maldizem, os que nos odeiam, e os que nos maltratam e nos perseguem, são as mais difíceis de serem amadas, porém são as que mais necessitam do nosso amor. É interessante que no próprio texto é nos dito qual deve ser nossa reação a cada tipo de pessoa encontrado nele: Amar, bendizer, fazer o bem e orar, são exatamente essas reações que nos identificam como filhos de Deus, que pelo seu próprio exemplo nos mostra a profundidade das palavras; " Amarás o Teu Próximo Como A Ti Mesmo" Mt 5:45 - Faz que o sol se levante sobre os maus e bons, e a chuva desça sobre os justos e injustos. Deus ensina amar o próximo pelo seu próprio exemplo, de uma maneira simples, más bastante profunda.
    Amar o próximo como a si mesmo, não significa ter predileção por ele,não se pode fabricar amor para com o próximo, não é necessário ter afeição pelo que eles fazem, pensam ou gostam, Deus mostra amor para com a humanidade, más reprova os atos daqueles que são maus, Ele não deixa de amá-los, porque isso define quem Ele é, Ele é amor 1 João 4:8
     Jesus disse para um doutor da lei que o grande mandamento da lei é: " amarás o Senhor teu Deus  sobre todas as coisas"; e o segundo semelhante a este, e não abaixo ou inferior, más sim semelhante; " Amarás o teu próximo como a ti mesmo ". ( Mt 22: 35-40 ).O cumprimento do primeiro grande mandamento depende da prática do segundo mandamento, pois Deus escolheu ser amado no próximo, e só quando amamos o próximo é que damos prova do nosso amor para com Deus. ( 1 João 4:20 ). Veja é muito fácil amar aqueles os quais temos afeição e admiramos, más amar o próximo como a si mesmo, é colocar os direitos, privilégios e deveres do nosso próximo, no mesmo nível dos nossos e daqueles que amamos, sem parcialidades. Amar o próximo como a si mesmo é desejar ardentemente que ele se torne igual a nós, participantes da promessa de Deus através de Cristo.
    Sempre, porém, que fizemos o bem ao próximo por ser ele um " Eu " igual a nós, criado por Deus, que deseja sua própria felicidade como nós desejamos a nossa, teremos aprendido a amá-lo um pouco mais ou no mínimo, a desgostar dele um pouco.
    Há um segundo ponto que tão importante quanto o primeiro, que precisa ser discutido aqui; Como eu me amo?. eu sei que nem sempre aprecio a minha própria companhia, as vezes aborreço-me com os meus pensamentos, com minhas ações, e até mesmo com o meu desenvolvimento; más apesar de tudo isso, eu não deixo de cuidar da minha pessoa, de acreditar e lutar, para se tornar alguém melhor. O amor que eu tenho por mim não implica em simpatia, significa que queremos o nosso próprio bem, do mesmo modo, o amor  cristão em relação ao próximo é bem diferente da afinidade ou da afeição.
     Paulo diz de si mesmo em Rom. 7:15, 24 - " Pois o que faço não aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço."
      " Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? " Nesses versículos não me parece que Paulo está tendo predileção por si mesmo, más ao mesmo tempo veja o que ele diz em 1 Cor. 9:26-27 - " Pois eu assim corro, não como indeciso, assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo a submissão, para que, depois de pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado."
     O cristão é uma pessoa que encontra o amor de Deus dentro de si mesmo, e usa para cuidar de si como Deus deseja, e no mesmo nível usa para cuidar do próximo. O nosso amor para com Deus e para com o próximo é uma questão de vontade, más não a nossa, e sim a de Deus, se nos esforçarmos para cumprir a sua vontade, estaremos cumprindo o mandamento: "Amarás o Senhor teu Deus", e ele nos dará o sentimento de amor que necessitamos para cumprir o mandamento: " Amarás o teu próximo como a ti mesmo".
         
                                                                                                              Herivelton F. Da Silva
    

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Como Escolher Bons Amigos










     Um certo dia alguém me perguntou: Como posso escolher bons amigos?

    Sabemos que um verdadeiro amigo é aquele que tem sempre algo a oferecer na amizade nos bons  momentos e ruins, é isso que torna um amigo eficiente. Então diante da pergunta eu ofereci um caminho que considero seguro e eficiente nas escolhas: Escolha os seus amigos sempre o oposto daquilo que você é. Você descobrirá tanto as suas necessidades como as suas qualidades.


- Se você for uma pessoa melancólica, escolhas amigos alegres. À alegria é algo contagiante, e através dos amigos você descobrirá como obter alegria diante das coisas simples da vida.

  Más se você for uma pessoa alegre, escolhas pessoas melancólicas, pois é uma vida necessitada da alegria que vive em você, é uma oportunidade de você usar aquilo que você tem de bom na vida.


- Se você for uma pessoa pessimista, escolhas amigos que vivam as expectativas de seus planos, sonhos e realizações, amigos que enxergam em cada momento uma oportunidade para viverem as suas conquistas.

   Más se for uma pessoa de Fé, escolha amigos desacreditados dos sonhos, planos e realizações, seja persistente em mostrar que aquele que vive pela Fé, vive o antegozo de tudo que almeja encontrar por meio dela. 


- Se você for uma pessoa insensível, escolha amigos que saibam chorar com os que choram, amigos que são tocados pela necessidades das pessoas, amigos que praticam o altruísmo no seu mais alto nível.

    Más se você ama o próximo como a si mesmo, colocará os seus direitos, deveres e privilégios no mesmo nível do dele.


- Se você for uma pessoa impaciente, escolha amigos que saibam ouvir, amigos que saibam esperar, amigos que são moderados.

    Más se você for manso, saberá que o seu campo de trabalho são os amigos intemperantes, ignorantes, pessoas escravas do ódio e da ira.


- Se você for instável na sua personalidade, nos sentimentos, planos e decisões, escolhas amigos convictos de quem são e do que querem ser na vida, amigos que andam em caminhos planos e com os pés no chão, e que dar cada passo na vida de forma segura.

   Más se você for uma pessoa equilibrada e estruturada tanto interiormente quanto exteriormente, seja a solução para amigos dissolutos, desorganizados e despedaçados interiormente.


- Se você for um alguém que não sabe amar, escolha amigos que tem a essência do amor dentro de si, e são capazes de partilharem o amor sem discriminação, sem preconceitos e nem com parcialidades, e através do amor oferecem o melhor que elas tem.

   Más se você ama, ame genuinamente a todos que são desprovido do amor, carentes e necessitados, mesmo que eles sejam inimigos declarados.


- Se você for uma pessoa que não conhece a Deus, escolha amigos que tem Deus dentro de si, amigos tem um relacionamento genuíno com Ele, amigos que são usados por Ele.

   Más se você for alguém que tem Deus dentro de si, o faça conhecido entre os seus amigos; através de seus atos, das suas palavras e testemunho.


  "Na amizade existe coisas que precisamos dar, e outras que precisamos receber"
    


 Quando escolhemos os amigos baseado no oposto que somos, expomos as nossas necessidades e descobrimos a nossa utilidade para com as pessoas, e na amizade todos vivem em plena consciência do que pode oferecer.


                                                                                       Herivelton F. da Silva

Gerenciamento De Crise






                 " Foi-me bom ter sido afligido, para que apendesse os teus estatutos "
                                                            Salmo 119:71



      Um dia uma palestrante muito conhecida, estava dando um estudo em uma determinada Igreja para casais sobre crise no casamento. o pastor dessa Igreja estava lhe assistindo, quando de repente a palestrante lhe perguntou: O seu casamento pastor já passou por alguma crise? A forma como o pastor respondeu a pergunta surpreendeu a palestrante e todo auditório, que na sua maioria era formado pela suas ovelhas. As crises existem em meu casamento respondeu o pastor, desde o dia que dissemos " Sim" um para outro. Como todos ficaram parados esperando do pastor uma explicação mais plausível, ele levantou do lugar aonde estava sentado e começou explicar o que havia falado: 
           As crises nascem de problemas comuns na vida das pessoas, então eu posso dizer que ninguém está imune as crises na vida, pois todos nós estamos sujeitos a passar por situações de anormalidade e tensão, de maior ou menor intensidade, sendo assim ela pode surgir a qualquer momento de várias formas. Os dois maiores erros que cometemos na vida, em relação as crises são: Tentar evitar as crises quando elas são inevitáveis. Tentar sair das crises, quando a reação mais correta é enfrentá-las. Existem crises insolúveis e permanentes em nossas vidas que precisam serem administradas, que tem como propósito criar desafios em busca de melhorias,  e ao mesmo tempo nos trazer a perspectiva correta em relação aquilo que possuímos ou descobrir o seu real valor.
        Como as pessoas fariam uso consciente da água, se a falta dela não os levassem a descobrir a sua real importância? 
          A crise econômica levaram as pessoas a não mais gastarem o seu dinheiro naquilo que é supérfluo, aquilo que realmente eles não tem nenhuma necessidade, isso levaram a valorizar aquilo que ganham. 
            A crise não saúde levaram as pessoas a valorizar melhor a vida, e cuidar melhor dela, para não serem acometidos por enfermidades. 
           Uma crise de identidade leva uma pessoa a buscar incessantemente pela razão de sua existência, quem ela é, de onde veio, porque está aqui, acredito que foi esse tipo de crise que nos trouxeram ao encontro de Cristo.
          As crises no casamento levam os cônjuges a romperem os limites de quem eles são, abrindo mão do egoísmo, do individualismo, para serem mais esposo e esposa, e entenderem o sentido de ambos serem um na convivência a dois, dessa forma reduzimos ou se possível eliminamos os impactos causados pelas adversidades que vem contra o lar.
      As crises no casamento não existem para afundá-lo, e sim para nos ensinar a desfazermos de nossos conceitos errados sobre lar, e aprendermos a viver o propósito de Deus como família, concluiu ele.


                                                                                                             Herivelton F. da silva
                                                                                                     

           
           

Dez Tipos De Alunos Da E.B.D

      N esses quase vinte anos que ensino na Escola Bíblica Dominical, pude traçar o perfil de cada aluno; primeiro para facilitar...