sexta-feira, 1 de abril de 2016

Como Escolher Bons Amigos










     Um certo dia alguém me perguntou: Como posso escolher bons amigos?

    Sabemos que um verdadeiro amigo é aquele que tem sempre algo a oferecer na amizade nos bons  momentos e ruins, é isso que torna um amigo eficiente. Então diante da pergunta eu ofereci um caminho que considero seguro e eficiente nas escolhas: Escolha os seus amigos sempre o oposto daquilo que você é. Você descobrirá tanto as suas necessidades como as suas qualidades.


- Se você for uma pessoa melancólica, escolhas amigos alegres. À alegria é algo contagiante, e através dos amigos você descobrirá como obter alegria diante das coisas simples da vida.

  Más se você for uma pessoa alegre, escolhas pessoas melancólicas, pois é uma vida necessitada da alegria que vive em você, é uma oportunidade de você usar aquilo que você tem de bom na vida.


- Se você for uma pessoa pessimista, escolhas amigos que vivam as expectativas de seus planos, sonhos e realizações, amigos que enxergam em cada momento uma oportunidade para viverem as suas conquistas.

   Más se for uma pessoa de Fé, escolha amigos desacreditados dos sonhos, planos e realizações, seja persistente em mostrar que aquele que vive pela Fé, vive o antegozo de tudo que almeja encontrar por meio dela. 


- Se você for uma pessoa insensível, escolha amigos que saibam chorar com os que choram, amigos que são tocados pela necessidades das pessoas, amigos que praticam o altruísmo no seu mais alto nível.

    Más se você ama o próximo como a si mesmo, colocará os seus direitos, deveres e privilégios no mesmo nível do dele.


- Se você for uma pessoa impaciente, escolha amigos que saibam ouvir, amigos que saibam esperar, amigos que são moderados.

    Más se você for manso, saberá que o seu campo de trabalho são os amigos intemperantes, ignorantes, pessoas escravas do ódio e da ira.


- Se você for instável na sua personalidade, nos sentimentos, planos e decisões, escolhas amigos convictos de quem são e do que querem ser na vida, amigos que andam em caminhos planos e com os pés no chão, e que dar cada passo na vida de forma segura.

   Más se você for uma pessoa equilibrada e estruturada tanto interiormente quanto exteriormente, seja a solução para amigos dissolutos, desorganizados e despedaçados interiormente.


- Se você for um alguém que não sabe amar, escolha amigos que tem a essência do amor dentro de si, e são capazes de partilharem o amor sem discriminação, sem preconceitos e nem com parcialidades, e através do amor oferecem o melhor que elas tem.

   Más se você ama, ame genuinamente a todos que são desprovido do amor, carentes e necessitados, mesmo que eles sejam inimigos declarados.


- Se você for uma pessoa que não conhece a Deus, escolha amigos que tem Deus dentro de si, amigos tem um relacionamento genuíno com Ele, amigos que são usados por Ele.

   Más se você for alguém que tem Deus dentro de si, o faça conhecido entre os seus amigos; através de seus atos, das suas palavras e testemunho.


  "Na amizade existe coisas que precisamos dar, e outras que precisamos receber"
    


 Quando escolhemos os amigos baseado no oposto que somos, expomos as nossas necessidades e descobrimos a nossa utilidade para com as pessoas, e na amizade todos vivem em plena consciência do que pode oferecer.


                                                                                       Herivelton F. da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dez Tipos De Alunos Da E.B.D

      N esses quase vinte anos que ensino na Escola Bíblica Dominical, pude traçar o perfil de cada aluno; primeiro para facilitar...