O Pastor Segundo o Coração de Deus
Vivemos um momento de grande crise de identidade cristã, em outro tempo era muito mais fácil identificar um cristão pelas roupas, pelo falar e pelo agir. Hoje, se torna difícil porque igrejas estão se adaptando ao sistema do mundo e não rejeitando, como deveria fazer.
O quadro desolador que vivemos de crise espiritual tem atingido um dos maiores ministérios que Cristo usou em benefício da igreja, que é o ministério pastoral. Hoje poucos se arriscam a dizer que são pastores, pois o aumento dos falsos pastores tem posto em descrédito aqueles que realmente são. Ninguém hoje em dia quer atender o chamado pastoral por entender que enfrentarão dificuldades maiores do que aqueles que já são há algum tempo.
O texto informa a visão que alguns homens tem do ministério pastoral, e se ingressam nele. É que o ministério pastoral é um meio fácil de usufruírem de vantagens pessoais, um meio de se dar bem na vida, é uma "profissão" promissora financeiramente, colocando os seus deveres e interesses acima do bem estar da Igreja, e se tornando traidores da vocação e deveres para o qual os pastores foram estabelecidos, "apascentar as ovelhas", são culpados como falsos atalaias.
O quadro do capítulo 34 de Ezequiel é muito parecido com o nosso, por falta de pastores segundo o coração de Deus, as ovelhas tem sido dispersadas, se tornando alvo fácil para lobos cruéis que não tem perdoado o rebanho, pastores que deveriam cuidar do rebanho estão apascentando a si mesmos, deixando as ovelhas virarem presa fácil para os inimigos da Igreja no mundo, aproximando das ovelhas através de sua religiosidade e exercendo poder e autoridade sobre elas.
Assim como no tempo de Ezequiel, que os profetas, os sacerdotes, os levitas e líderes tinham abandonado o seu ofício de guiar, cuidar e alimentar o povo de Deus, gerando um quadro de crise espiritual, a ponto de Deus desejar pastores segundo seu coração, como o seu servo Davi, ou apascentar diretamente em vista da escassez de pastores verdadeiros, também no quadro de crise existente hoje, Deus almeja encontrar homens sinceros, que desejam servir-lo nesse ministério.Temos hoje um povo sem visão, sem direção, sem discernimento, em um quadro tão vantajoso oferecido pelos falsos pastores de nossa época, de prosperidade, de curas e de uma vida sem a presença do sofrimento, uma vida de poder, comprometendo Deus e sua obra, a Palavra de Deus é a autoridade máxima para denunciar os falsos pastores e mostrar a obra dos verdadeiros.
É pelo ministério que se conhece o verdadeiro ou falso pastor, pois são os frutos que mostra o resultado da obra de cada um, se elas o denunciam ou aprovam o seu chamado pastoral, de acordo com o texto há cinco propósitos quem compõem o ministério pastoral e que mostra o amor genuíno e o cuidado que o verdadeiro pastor deve ter:
- Os Propósitos são:
1. Fortalecer as Fracas
O exercício pessoal e coletivo da vida espiritual como a oração, a mensagem da Palavra, a adoração, a comunhão, são fatores que constituem a provisão diária da ovelha, uma ovelha desnutrida por falta de alimentação apropriada, ou se alimentando de enlatados que representam a superficialidade da religião, transforma-as em ovelhas fracas tanto nas suas convicções como no exercício da vida espiritual. A função do pastor é trazer a ovelha aos pastos verdejantes e as águas tranquilas para um crescimento espiritual adequado, afastando-as das iguarias do mundo. O verdadeiro pastor preocupa-se com o alimento diário das ovelhas, afim de lhe fornecer fortalecimento, que tende a desenvolver suas convicções, sua fé, no amor e no serviço de Cristão.
2. Curar as doentes
Há dois fatores que levam um cristão a enfermidade: A conveniência com o pecado e a falta de discernimento dos valores espirituais.O Salmo 32 diz que enquanto Davi não confessou seu pecado, a sua saúde espiritual se agravou, como um câncer que vai se desenvolvendo e comprometendo todos os órgãos. Assim é o pecado não confessado, vai se enraizando, comprometendo a saúde espiritual e a saúde física.
A outra é a falta de discernimento vai tornando as coisas santas em coisas banais, ignorando a forma e os princípios exigidos por Deus. Paulo diz: por isso há entre vós muitos doentes e fracos e outros já dormem. O pastor pela percepção e discernimento e pelo olhar, ele sabe que a ovelha não está bem, então ele busca diagnosticar o problema, a causa e a gravidade, e depois recorre ao seu receituário (Bíblia) para aplicar o remédio necessário para a cura.
3. Ligar as quebradas
Como existem ovelhas doentes, também existem ovelhas machucadas tanto em coisas que acontecem dentro da igreja como coisas que acontecem fora dela. As feridas são abertas por situações em que o cristão não está preparado para enfrenta-las como: conflitos,intrigas, decepções ou uma situação inesperada, a qual não tomou o devido cuidado ou não estava amadurecido para aquela situação. Feridas abertas precisam ser tratadas e não abafadas como alguns pastores fazem.
- Uma ferida não tratada pode se transformar em uma grande raiz de amargura e contaminar todo o rebanho.
- As feridas devem ser tratadas pelo pastor segundo a orientação da palavra de Deus, sempre sendo mostrado por parte do pastor um profundo amor pelas suas ovelhas.
- Feridas curadas trazem satisfação ao pastor e confiança para a ovelha, em recorrer ao pastor quando outras situações exigirem os cuidados dele..
4. Buscar a desgarrada
O mundo tem cada vez mais investido contra a igreja, e ele tem tido os seus resultados, pois nunca houve na história da igreja um momento de tanto desânimo como hoje. Parece a epidemia do momento. Pessoas tem cada vez mais abandonado as igrejas, e outros ainda permanecem, porém seguindo de longe. Pelo aumento da iniquidade, o amor de muitos esfriará ( Mt 24:13), o aumento contínuo do pecado tem atingido muitos cristãos dentro das Igrejas. A falta de amor que alguns pastores tem demonstrado tem gerado nas Igrejas um sentimento de revolta contra aqueles que abandonaram a Fé, em vez de um amor genuíno motivando buscá-las, transformando as ovelhas em descartáveis, não há mais interesse na busca daqueles que abandonaram a fé.
O comportamento de alguns pastores e da igreja é muito parecido com o irmão do filho pródigo, criando um ambiente de total rejeição para aqueles que precisam ser restaurados ao convívio espiritual.
O sentimento do pastor deve refletir o sentimento do pai que sempre está de braços abertos a espera do regresso do filho ou trabalhando para seu retorno.
5. Buscar a perdida
- Eu creio que para isso é que a Igreja está aqui, e um dos fatores para o qual os pastores foram instituídos. A busca das ovelhas perdidas requer amor, disposição, por parte de um obreiro.
- O pastor é um homem que conhece o coração de Deus, e trabalha para que os seus desejos se tornem realidades, por isso a visão que ele tem e como ver as coisas, são inteiramente com os olhos de Deus. O pastor deve enxergar o pecador como uma oportunidade de cumprir seu ministério.
Que os Pastores de nosso tempo sejam cada vez mais parecidos com o Grande Pastor de ovelhas, Jesus Cristo.
Herivelton F. da Silva
-
5. Buscar a perdida
- Eu creio que para isso é que a Igreja está aqui, e um dos fatores para o qual os pastores foram instituídos. A busca das ovelhas perdidas requer amor, disposição, por parte de um obreiro.
- O pastor é um homem que conhece o coração de Deus, e trabalha para que os seus desejos se tornem realidades, por isso a visão que ele tem e como ver as coisas, são inteiramente com os olhos de Deus. O pastor deve enxergar o pecador como uma oportunidade de cumprir seu ministério.
Que os Pastores de nosso tempo sejam cada vez mais parecidos com o Grande Pastor de ovelhas, Jesus Cristo.
Herivelton F. da Silva
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário