-
Autoestima -É o valor que a pessoa tem de si mesmo. Esse valor pode elevado (
alta ), moderado, ou baixo. Se tratando da autoestima existem três tipos de percepção que um cristão precisa ter de si mesmo:
-
A percepção de si diante de Deus
- A percepção de si diante do próximo
- A percepção de si diante da obra.
A percepção correta nessa três áreas evita a autoestima elevada e a autoestima baixa, a autoestima elevada impede que o cristão tenha o senso de sua própria realidade diante de Deus e diante do próximo, enquanto a autoestima baixa cria uma barreira para desenvolvimento espiritual.
1) A percepção de si diante de Deus.
- Lucas 18:9-14
- O Fariseu e o publicano
- Sábio é aquele que faz do silêncio a sua oração, deixando apenas que seu coração revele a sua condição diante de Deus: "Tem misericórdia de mim, pecador". O verdadeiro cristão olha para dentro de si e ver à luz da Palavra de Deus, a sua miséria espiritual, as suas limitações, as suas fraquezas, e o seus pecados, em vista da a glória e a majestade, poder e soberania de Deus; e passa a ter a consciência de que nada é, e que Deus é tudo, então ele passa a viver em busca de seu amor, de sua infinita misericórdia e de seu perdão.
- Enquanto por outro lado está o fariseu cheio de si mesmo, mostrando um autoestima elevada, pensando que Deus deve atendê-lo pelos os valores que ele julga ter, é como se Deus tivesse uma dívida com ele pelo que ele apresenta.
- A autoestima elevada leva também a pessoa criar fronteiras entre si e o seu próximo, ela diminui e desumaniza o seu próximo, apontando o dedo para suas falhas e pecados, sendo incapaz de exercer amor e misericórdia. Ele se ver acima do seu próximo tanto em suas necessidades, como em seus valores e privilégios. Ao passo que diminui o seu próximo ele aumenta o valor de si mesmo, julgando digno dos favores que poderá ser alcançados de Deus por meio de sua apresentação.
- A autoestima elevada está ligada:
- egoísmo
- prepotência
- orgulho
- complexo de superioridade
- cobiça
- Exemplos de Autoestima Elevada
1. Adão e Eva
- Gênesis 3:5-6
- v.5 Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.
- v.6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.
2. Torre de Babel
- Gênesis 11:4
- Disseram mais: Eia, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo cume toque no céu, e façamos-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.
3. Míriam e Arão
- Números 12:2
- E disseram: Porventura falou o Senhor somente por Moisés? Não falou também por nós? E o Senhor o ouviu.
4. Coré
- Números 16:3
- E ajuntando se contra Moisés e contra Arão, disseram-lhes: Demais é o que vos arrogais a vós, visto que toda a congregação é santa, todos eles são santos, e o Senhor está no meio deles; por que pois, vos elevais sobre a assembléia do Senhor?
5. Adonias
- 1 Reis 1:5
- Então Adonias, filho de Hagite, se exaltou e disse: Eu reinarei. E preparou para si carros e cavaleiros, e cinquenta homens que corressem adiante dele.
6. Senaqueribe
- 2 Reis 18:33-35
- Porventura os deuses das nações puderam livrar, cada um a sua terra, das mãos do rei da Assíria? Que é feito dos deuses de Hamate e de Arpade? Que é feito dos deuses de Sefarvaim, de Hena e de Iva? porventura livraram Samaria da minha mão? Dentre todos os deuses das terras, quais são os que livraram a sua terra da minha mão, para que o Senhor livre Jerusalém da minha mão?
7. Sebna
- Isaías 22:16
- Que fazes aqui? ou que parente tens tu aqui, para que cavasses aqui uma sepultura? Cavando em lugar alto a tua sepultura, cinzelando na rocha morada para ti mesmo!
- Nem precisamos dizer qual foi o resultado da vida de cada um, produzido pela autoestima elevada.
2. A percepção de si diante do próximo.
- Autonegação
- Filipenses 2:3
- Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.
A visão da própria insignificância, leva uma pessoa a considerar os outros merecedores de tratamento especial. A humildade é a antítese da vanglória, assim como a consideração pelos outros é a antítese do egoísmo e ambição.
Considerar os outros superiores a si, não diminui o valor e a capacidade do individuo, mas produz uma autoestima segura e equilibrada, sem oferecer risco ao complexo de inferioridade. Autoestima moderada leva uma pessoa a um padrão de autoexame correto, sem orgulho e arrogância, tendo uma avaliação equilibrada de si mesmo que é essencial para o relacionamento com o próximo.
- Exemplos de Autoestima Moderada.
- Salmo 131:1-2
- Senhor, o meu coração não se elevou nem os meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes matérias, nem em coisas muito elevadas para mim. Certamente que me tenho portado e sossegado como uma criança desmamada de sua mãe; a minha alma está como uma criança desmamada.
- Provérbios 25: 6-7,27
- Não te glories na presença do rei, nem te ponhas no lugar dos grandes; Porque melhor é que digam: Sobe aqui; do seres humilhado diante do príncipe que os teus olhos já viram.
- Comer mel demais não é bom; assim, a busca da própria glória não é glória.
- Mateus 23:12
- E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.
- Gálatas 6:3
- Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.
3. A percepção de si diante da obra.
- 2 Coríntios 10:12-18
- Porque não ousamos classificar-nos, ou comparar-nos com alguns, que se louvam a si mesmos; mas estes que se medem a si mesmos, e se comparam consigo mesmos, estão sem entendimento.
- Porém, não nos gloriaremos fora da medida, mas conforme a reta medida que Deus nos deu, para chegarmos até vós;
- Porque não nos estendemos além do que convém, como se não houvéssemos de chegar até vós, pois já chegamos também até vós no evangelho de Cristo,
- Não nos gloriando fora de medida nos trabalhos alheios; antes tendo esperança de que, crescendo a vossa fé, seremos abundantemente engradecidos entre vós, conforme a nossa regra,
- Para anunciar o evangelho nos lugares que estão além de vós e não em campo de outrem, para não nos gloriarmos no que estava já preparado.
- Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor.
- Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, mas, sim, aquele a quem o senhor louva.
O cristão deve ser ousado naquilo que faz para Deus, porém consciente de que a sua capacidade não vem de si próprio, mas, sim de Deus. A autoestima elevada faz o cristão louvar a si mesmo e a medir aquilo que fez por sua própria capacidade de realização, agindo totalmente sem entendimento.
A autoestima moderada se gloria sob medida, conforme a reta medida de Deus, não indo além do que convém, tendo a consciência de que os dons e talentos a nós concedido, ou capacidade de realização, tem como propósito a honra e glória do Senhor. O cristão de autoestima moderada não tem como ponto de partida ou constrói sobre a realização dos outros, ele não pega atalhos em sua jornada, mas o ponto de partida, a construção de sua vida e a sua jornada espiritual vem de uma revelação pessoal de Deus a si, no seu interior e por meio de sua Palavra.
A baixa autoestima cria uma barreira para a realização da obra de Deus, produzindo uma falsa modéstia. Muitos homens disse a Deus, NÃO, como se de si mesmos ou de sua própria capacidade fossem pedido a sua realização, temos que ter consciência da nossa capacidade de realizar algo para Deus, sabendo porém que essa capacidade não é fruto de nossa própria natureza, e sim uma dádiva concedida por Deus para realização de seu propósito em nós.
Quando nascemos em Deus, recebemos do Espírito Santo pelo menos um dom, dom é uma dádiva concedida por Deus para ser desenvolvido na igreja. Logo temos a capacidade em Deus em desenvolver algo em seu propósito. Isso impede uma autoestima elevada, nos gloriando naquilo fazemos, e uma autoestima baixa que leva a omissão daquilo que deve ser feito.
- A baixa autoestima cria uma barreira para a realização da obra de Deus, produzindo uma falsa modéstia. Muitos homens disse a Deus: NÃO; como se de si mesmos ou de sua própria capacidade fossem pedido a sua realização, temos que ter consciência da nossa capacidade de realizar algo para Deus, e que ela vem do próprio Deus:
- Exemplos de baixa autoestima
- Êxodo 3:6-4:17
Deus - Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.
- E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.
- Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu.
- E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.
- Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo ( filhos de Israel) do Egito.
1- Primeira barreira criada por Moisés.
- Moisés
- v.11 Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?
Deus- E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte.
2- Segunda barreira criada por Moisés.
- Moisés
v. 13 Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi ?
- Deus - E disse Deus a Moisés: Eu sou o que sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: Eu sou me enviou a vós.
- E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.
- Vai, e ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, me apareceu, dizendo: Certamente vos tenho visitado e visto o que vos é feito no Egito.
- Portanto eu disse: Far-vos-ei subir da aflição do Egito à terra de cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu, a uma terra que mana leite e mel.
- E ouvirão a tua voz; e irás, tu com os anciãos de Israel, ao rei do Egito, e dir-lhe-eis: O Senhor Deus dos hebreus nos encontrou. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto, para que sacrifiquemos ao Senhor nosso Deus.
- Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte.
- Porque eu estenderei a minha mão, e ferirei ao Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele; depois vos deixará ir.
- E eu darei graça a este povo aos olhos dos egípcios; e acontecerá que, quando sairdes, não saireis vazios.
- Porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda jóias de prata, e jóias de ouro, e vestes, as quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egípcios.
3- Terceira barreira criada por Moisés.
- Moisés 4:1 -Então respondeu Moisés disse: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O Senhor não te apareceu.
- Deus - E o Senhor disse-lhe: Que é isso na tua mão? E ele disse: Uma vara.
- E ele disse: Lança-a na terra. Ele a lançou na terra, e torou-se em cobra, e Moisés fugia dela.
- Então disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão e pega-lhe pela cauda. E estendeu sua mão, e pegou-lhe pela cauda, e tornou-se em vara na sua mão.
- Para que creiam que te apareceu o Senhor Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.
- E disse-lhe mais o Senhor: Põe agora a tua mão no teu seio. E, tirando-a, eis que a sua mão estava leprosa, branca como a neve.
- E disse: Torna a por a tua mão no teu seio. E tornou a colocar sua mão no seu seio; depois tirou-a do seu seio, e eis que se tornara como a sua carne.
- E acontecerá que, se eles não te crerem, nem ouvirem a voz do primeiro sinal, crerão à voz do derradeiro sinal;
- E se acontecer que ainda não creiam a estes dois sinais, nem ouvirem a tua voz, tomarás águas do rio, e as derramarás na terra seca, e as águas, que tomarás do rio, tornar-se-ão em sangue sobre a terra seca.
4- Quarta barreira criada Moisés.
- Moisés
v.10. Então disse Moisés ao Senhor: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloquente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.
- Deus - E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor.
- Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.
5- Quinta barreira criada por Moisés.
- Moisés
v. 13. Ele porém, disse: Ah, meu Senhor! Envia pela mão daquele a quem tu hás de enviar.
- Deus - Então se acendeu a ira do Senhor contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e vendo-te, se alegrará em seu coração.
- E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca, e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer.
- E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus.
- Toma, pois, esta vara na tua mão, com que farás os sinais.
- Profeta Jeremias
Jeremias 1:5
Deus disse: Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.
- Objeção do profeta
v.6 Então disse eu: Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino.
vs. 7-9
Deus- Mas o senhor me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás.
- Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o Senhor.
- E estendeu o Senhor a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca.
Herivelton F. da Silva