Se você for como a maioria dos homens- mesmo os que viveram experiências negativas ou prejudiciais com seus pais-, tem uma ideia geral do tipo de pai que quer ser. Tem em mente um quadro, talvez apenas um esboço, de como o pai-modelo deve ser:
1) Quer ser o tipo de pai cujos filhos se sentem seguros e confiantes, amados e aceitos.
2) Quer ser o tipo de pai cujos filhos esperam o casamento para praticar o sexo e permanecem fiéis aos seus maridos e esposas no casamento.
3) Quer ser o tipo de pais cujos filhos e filhas desenvolvem uma reputação de integridade- são honestos, éticos e trabalhadores.
4) Quer ser o tipo de pai cujo filho possa dizer: " Meu pai cumpre o que promete".
5) Quer ser o tipo de pai cujos filhos não cedem à pressão pouco saudável da turma, que fazem amizades sadias e ganham o respeito e a admiração dos amigos.
6) Quer ser o tipo de pai cujos filhos dizem não às drogas, ao álcool e ao comportamento arriscado.
7) Quer ser o tipo de pai cuja filha adulta envia um cartão para dizer: " Pai, obrigada por estar sempre à disposição quando preciso de você "; o tipo de pai cujo filho lhe pede para ser seu padrinho de casamento.
8) Quer ser o tipo de pai cujo filho pode sentar-se ao lado dele e dizer: " Pai, estou com alguns problemas e preciso da sua opinião".
9) Quer ser o tipo de pai cujos filhos admitem rapidamente os seus pecados e erros, que perdoam os outros e têm paciência com eles e que possuem um sentimento saudável de autoestima e autoconfiança.
10) Quer ser o tipo de pai que talvez ouça sua filha dizendo a uma amiga: " Quero casar-me com alguém como meu pai, alguém a quem possa admirar e respeitar.
Esse é o tipo de pai que todos queremos ser. É o tipo de pai que eu queria ser quando me tornei pai. Mas não sabia como! Eu sabia que meu pai não era nada dessas coisas quando eu estava crescendo e temia tornar-me mais como ele do que que semelhante ao pai que eu queria ser. Sabia que uma das coisas de que eu precisava era um modelo, um pai que me servisse de padrão, com quem pudesse aprender e a quem pudesse imitar. ( continua ).
Josh McDowell
Nenhum comentário:
Postar um comentário