sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Equilibrando O Orçamento Familar






Um dos princípios que Deus usa para nos abençoar é:

Deus nos dá sempre o essencial para depois nos dar o supérfluo.
Ele nos dar o essencial para suprir as nossas necessidades, e o supérfluo para nos dar satisfação e alegria na vida..
Esse princípio deveria ser a base de nossa mordomia Cristã. Se nós nos preocupássemos na vida em garantir o essencial, para depois buscar aquilo que faz parte de nossos desejos, da nossa vontade e o nossos sonhos, sempre haveria equilíbrio no orçamento familiar.
Deus não quer uma fidelidade sem lucro nem para ele e nem para nós -  MT 25:14-30; Lc 19:11-22.Tudo na nossa vida que é vantajoso para Deus, com certeza trará muita vantagem também para nós.Deus deseja ter prazer em nós para que tenhamos prazer Nele.
 Deus está fazendo uma pergunta à maioria de nós –  Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão,e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Is 55:2
 A verdade é que tanto o essencial ( Pão ), como o supérfluo ( Satisfação ) tem sido buscado com uma grande inversão de valores, as pessoas estão em uma incessante busca pelo aquilo que lhes gera prazer,na busca de seus sonhos elas ignoram o equilíbrio que deve existir entre essencial e o supérfluo.Sem consciência e planejamento,eles deixam de criar a estrutura necessária entre suas necessidades e os seus sonhos.

 trabalho é uma dádiva de Deus – João 5:17; 2 Ts 3:10. É através dele que desenvolvemos o nosso talento, e produzimos naturalmente tudo que é necessário a nossa sobrevivência. E através dele que Deus nos abençoa com dádivas que suprem as nossas necessidades e ao mesmo tempo nos dar condições de conseguir aquilo que nos gera prazer na vida, e também é capaz de gerar prazer no próprio Deus. Lucro para Deus e lucro para nós.


 problema do dinheiro – I Tm 6:7-10. O dinheiro em si, é capaz de produzir duas situações:Senhorio e escravidão. a primeira é de senhorio sobre aquele faz uso, e a segunda é escravidão daquele que usa. Aquele que busca ansiosamente por aquilo que não possuem, muitas vezes para conseguir é capaz de ignorar os princípios e a razão, perdendo a visão necessária para desviar-se das armadilhas que existem no caminho. Essas armadilhas ou laços do diabo, veremos sobre quatro fatores.


Quatro fatores que geram crises financeiras na família:


1. Quando o poder do consumismo é maior que o poder aquisitivo (gastar mais do que tem)

-O consumismo é gerado pelo poder persuasivo.

-Por que consumimos?

-Vaidade
-Desejo
-Modismo
-Indução
-Para dizer que tem
-Para ser igual
-Para ser diferente
-Por necessidade

 2.  Compre agora, pague depois!

A-Muitas vezes estamos gerando um mau para um futuro que nem existe em nossas vidas e nem sabemos se vai existir.


-Cartões de crédito
-Crediário
-Pré-datado

B- O comprador compulsivo.

Comprar tudo o que vê
Comprar aquilo que não tem necessidade

C-A tentação das propagandas

“Nada de entrada e comece a pagar em 90 dias”.

 3.  Quem você está copiando?

A-Geralmente, gastamos porque estamos tentando copiar o estilo de vida de outra pessoa.

B-O complexo de manter o mesmo nível de vida dos vizinhos.

“Se o meu colega tem, eu posso ter”

-Essa é uma pressão sutil que aos poucos vai desgastando a disciplina e minando sua determinação.

4. Controlamos o nosso dinheiro ou o nosso dinheiro nos controla?

A-O jovem rico Lc 18:18-30
- O mancebo de qualidade era refém de suas próprias riquezas, essas toma-lhes o lugar de Deus em seu coração. Algumas pessoas são reféns de coisas bem menos valiosas do que as riquezas desse jovem. ( um carro, um casa,um emprego, uma religião etc.).
- Qualquer coisa que toma o lugar de Deus em nossas vidas, impede de que sejamos livres para viver o poder de nossas próprias escolhas.

 B-Coração dividido- MT 6:24
- Nenhum reino pode subsistir tendo dois reis sentado no mesmo trono, ainda mais quando estes são opostos entre si, assim é o coração dividido. Um coração dividido sempre age com parcialidade, construindo e destruindo ao mesmo tempo o que criou.
- A infidelidade a Deus,automaticamente diz que estamos sendo fiéis à algo ou alguém. Quando somos maus administradores daquilo que Deus tem colocado em nossas mãos, estamos dizendo que perdemos o controle e passamos a ser controlados por essa situação.
C- Ajuntando tesouro na terra- MT 6:19-21
- Há pessoas que vivem como se nunca fosse morrer ou se Cristo nunca fosse voltar, ajuntando tesouros na terra. O mais seguro nessa vida é ajuntar tesouros no céus, e isso significa depositar na conta de Deus, eu posso garantir que Deus é um bom pagador. Viver o propósito de Deus em todas as áreas da vida é construí-la com material imperecível. Na área financeira precisamos ter consciência que tudo é de Deus ( Sal. 24:1). Os valores terrenos é apenas uma forma de treinamento que Deus nos concede para administrarmos, visando valores que serão permanentes em nossa vida por toda eternidade, tesouros nos céus.

- Soluções práticas

A- Piedade com contentamento I Tm 6:6-10

- Não significa parar no tempo, e não procurar desenvolvimento na vida. Piedade com contentamento é dizer: " Não tenho tudo que quero, mas sou feliz com tudo que tenho" é ter satisfação em tudo que Deus já colocou em suas mãos. Deus dispensa as suas bênçãos em nossas vidas por etapas, quanto mais fiéis formos no mínimo que Ele nos deu,  maior será o resultado. Cada fase vencida em nossa vida Ele acrescenta mais produtividade e a responsabilidade.

- A prática da piedade com contentamento traz a consciência que:
- Os bens pertencentes a essa vida permanece nela
- Riquezas é uma consequência da nossa fidelidade a Deus, e não uma busca incessante na vida.
- O coração não deve está centralizado em coisas temporárias, mas nas eternas e permanentes.
- O essencial que Deus nos dar, deve gerar contentamento e gratidão na vida.

B- Disciplina – FIL 4:12, 13

- É impressionante como o apóstolo Paulo lidava com as coisas da vida. Sua fidelidade a Deus; sua paz; sua motivação; e sua felicidade, não estava baseados nas circunstâncias e nem dependia delas. Paulo buscou ter conhecimento tanto de situações positivas como aquelas que ele considerava negativas na vida, e se preparou de tal forma, a ponto delas não afetarem o curso do alvo que ele tinha em sua jornada aqui terra. " Posso todas as coisas Naquele que me fortalece ",  é tanto faz está com uma coroa na cabeça ou com uma vassoura nas mãos. Manter o foco em Cristo, é não deixar as cincunstâncias afetar o seu alvo maior na vida que é Cristo Jesus; é está preparado para as situações mais complexas da vida. A dor, a fome, a necessidade, o sofrimento, tanto como a fartura, a bonança, abundância, são eventos que posso passar sem ser atingido por eles, pois eu posso tudo por meio de Cristo. Eu posso tudo através Dele. 

  C-  Investimento certo – Ageu 1:6, 9

- O profeta Ageu está dizendo que o povo não prospera porque está investindo a vida de maneira errada. Eles estão investindo na vida pessoal e secular e esquecendo da vida espiritual,  ou seja do seu relacionamento com Deus.
MT 6:19 Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam.
MT 6:33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Quando colocamos Deus em primeiro lugar todas as nossas necessidades são supridas.
- O povo trabalhava muito e produzia muito pouco porque os seus caminhos eram errados, e as bênçãos do Senhor eram retidas. O que precisamos é ser guiados pelo caminho da obediência, nele ser um mordomo fiel; onde não somos levados pelo nosso coração e circunstâncias, mas conduzidos pelo Senhor.
 - Na família tudo deve ser visto da perspectiva da vida espiritual, o nosso lar deve ser um santuário onde Deus possa sempre habitar. Lembrando que satanás nos tenta nas áreas de maiores necessidades de nossa vida; se uma crise se estabelece devido o sistema de governo existente no mundo, nunca pegue o caminho mais fácil, esse caminho poderá ser do inimigo de nossas almas, fidelidade em circunstâncias adversas é o melhor caminho para ter os celeiros sempre abastecidos. Seja um bom administrador dos valores que Deus coloca em seu lar, vivendo na terra como se já tivesse no céu. Amém.



                                                                                                   Herivelton F. da Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dez Tipos De Alunos Da E.B.D

      N esses quase vinte anos que ensino na Escola Bíblica Dominical, pude traçar o perfil de cada aluno; primeiro para facilitar...