domingo, 26 de julho de 2020

A Mulher Cristã Do Século XXI




                                      MULHER VIRTUOSA QUEM O ACHARÁS ?
                                                      Provérbios 31:10-31

- As suas virtudes não se constituem de mera diligência, a sabedoria, a bondade, a nobreza também são suas carateristícas.




1) É uma mulher de confiança. v.11


















2) Mestra na arte do bem. v.12












3) uma mulher dinâmica.  v.13

















4) Trabalha fora. v.14













5) Administra o lar. v15




















6) Uma mulher moderada. vs. 25,30




















7) Uma mulher de palavras abençoadas. v 26





















8) Uma mulher admirada pelos filhos. V. 28


















9) Uma mulher admirada pelo marido. vs. 28-29













10)  Admirada pelo povo. v.  31













                          "A MULHER QUE TEME AO SENHOR ESSA SERÁ LOUVADA"





                                                                                                       Herivelton F. da Silva

Mulheres Que Me Representam











Mulheres da Bíblia.
Elas me representam!
SARA: Cheia de fé, respeitosa, bonita, mãe do Povo de Israel
MIRIÃ: Irmã mais velha de Moíses, profetisa, inteligente.
RAABE: Corajosa, crente em Deus, salvou sua família
DÉBORA: Juíza, profetiza, líder de guerra
RUTE: Leal, dedicada, trabalhadora, fiel a Deus.
ANA: Mulher de oração, fiel, adoradora, mãe do profeta Samuel
ESTER: bonita, sensata, humilde corajosa, inteligente
MARIA: humilde, obediente, Mãe de Jesus
PRISCILA: professora, corajosa, cooperadora.
"SOMOS UM EXÉRCITO FEMININO NA TERRA"
Se inspire nessas mulheres de Deus e faça acontecer...



À Importância Da Leitura Diária da Bíblia - Parte 2






      -  Devemos lê a Bíblia porque ela é a Palavra de Deus!


   " Toda a Escrituras é inspirada por Deus..." 2 Timóteo 3:16. 

    Uma das provas que pode ser apresentada para essa afirmação é: O que está escrito nela se cumpriu, está se cumprindo e se cumprirá. Se você ler o capítulo 53 de Isaías acerca do sofrimento do Messias que foi escrito a 700 anos do acontecimento, você se impresiona com as riquezas de detalhes, é como se o próprio escritor estivesse presente na cena dos fatos. Em 2 Timóteo 3:1-5 descreve o quadro social que estamos vivendo assim como em Lucas 21:11 Jesus descreveu o que iria acontecer nos nossos dias. A volta de Cristo, o Arrebatamento da Igreja e o Julgamento do Trono Branco são profecias bíblicas que se cumprirão.
   Alguns tentam refurtar essa afirmação de que a Bíblia é a Palavra de Deus, dizendo que ela foi escrito por homens; é verdade que ela foi escrita por homens! mas homens inspirados por Deus. E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.
Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.
Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo " ( 2 Pedro1:19-21). Se Deus escrevesse a Bíblia em seu próprio idioma, a nossa mente finita não conseguiria entender a mente de um Deus infinito, por isso Ele usou homens, inspirando-os a escrever sua mensagem para a humanidade. Um certo dia realizei uma pesquisa em uma classe na Escola Bíblica Dominical, perguntei: Quantas vezes você ler a Bíblia por semana? uns responderam uma vez! justificando-se que trabalhava e estudava a semana inteira, não havia tempo durante a semana. Outros responderam duas vezes por semana aos sábados e domingos, e outros três vezes por semana. Em seguida fiz a seguinte pergunta: Vocês acreditam que a Bíblia é a Palavra de Deus? e todos rsponderam de maneira afirmativa, e eu indaguei! A quantidade de vezes que você ler a Bíblia é a quantidade de vezes que você permite Deus falar com você. " Quando você ora você fala com Deus, más quando você ler a Bíblia Deus fala com você."





      - Devemos lê a Bíblia porque Ela é um guia de orientação seguro e perfeito. 

    " Lâmpadas para os meus pés e luz para o meu caminho é a tua Palavra. "  Salmo 119:105

. Um guia de orientação nas questões espirituais. 

Um cristão só pode ter discernimento espiritual quando ele tem afinidade com Deus! E essa afinidade só é possível quando você conhece Deus e a sua vontade. Você só pode conhecer Deus por meio da sua Palavra.  Mt 22:29 - " Errais não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. " Jo 5:39 -" Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam. 

- Um guia de orientação nas questões morais. 

A nova moralidade dos nossos dias é a velha imoralidade disfarçada! Porque ela tenta colocar como princípios hoje, tudo aquilo que a Palavra de Deus definiu como pecado no passado, ela  não pode enganar aqueles que conhecem a Palavra de Deus, pois sabemos quer  o que era pecado para Deus no passado continua sendo pecado hoje, e só sabemos o que é pecado porque as Escrituras nos diz. Rm 7:7 - " ... Eu não saberia o que é pecado, a não ser por meio da Lei. Pois na realidade, eu não saberia o que é cobiça, se a Lei não dissesse: " Não cobiçarás" a Bíblia nos orienta a cuidar-mos da nossa vida moral diante de um mundo imoral. 

- Um guia de orientação nas questões de saúde física. 

 " A Bíblia nos ensina que o nosso cuidado com o nosso ser não deve se limitar a saúde espiritual, devemos também cuidar da saúde física. No Antigo Testamento vemos Deus fazendo restrições de alimentos e criando leis civis visando o bem-estar do povo como nação; tudo isso era Deus cuidado da saúde física do seu povo, para que eles tivessem vida longa e próspera. No Novo Testamento Paulo orienta ao jovem Timóteo a cuidar da sua saúde 1 Tm 5: 23 - " Não continue a beber somente água; tome também um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas frequentes enfermidades. " O Apóstolo João faz o mesmo com seu discípulo Gaio: 3 João 2 - " Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo corra bem, assim como vai bem a sua alma. " Jesus também deixou claro que quem está doente deve procurar os médicos: Mt 9:12 - " Ouvindo isto, Jesus disse: " Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. "

  - Devemos lê a Bíblia porque ela é uma fonte inesgotável de conhecimento e sabedoria. 

 .  "Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio......" 2 Tm 3:15

   - Eu já estou lendo a Bíblia pela décima terceira vez! E cada uma dessas vezes eu fui surpreendido pela sua leitura, cada vez foi uma experiência única de aprendizado e conhecimento, e cada vez ela falou comigo no presente aquilo que eu precisava ouvir, Hb 3:7-8 - Assim, como diz o Espírito Santo: "Hoje, se vocês ouvirem a sua voz,não endureçam o coração.....".
    Quando lemos a Bíblia aprendemos com as experiências dos santos contada nela, tanto as positivas como as negativas, as negativas servem para nos impedir de cair-mos nos mesmos pecados que eles caíram. 1 Cor. 10:6-11 - "Essas coisas ocorreram como exemplos para nós, para que não cobicemos coisas más, como eles fizeram.
  - Não sejam idólatras, como alguns deles foram, conforme está escrito: "O povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra".
  - Não pratiquemos imoralidade, como alguns deles fizeram — e num só dia morreram vinte e três mil.

  - Não devemos pôr o Senhor à prova, como alguns deles fizeram — e foram mortos por serpentes.
E não se queixem, como alguns deles se queixaram — e foram mortos pelo anjo destruidor.
Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós, sobre quem tem chegado o fim dos tempos". E seguimos o testemunho eficiente produzido pela prática da Fé, Hb 12:1 -Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta.."


  " Aquele que ignora a leitura da Bíblia!
     Está a mercê de ser instável como Saul;
    Ter o coração fraco como salomão;
    Seguir Jesus de longe como Pedro; e
    Ser impío como Judas."



                                                                                                     Herivelton F. da Silva




sábado, 18 de julho de 2020

Série: Cânticos Na Bíblia- O Cântico De Ana



        Parece que as experiências amargas são capazes de produzir palavras, canções e poemas numa profundidade jamais encontrada em outra situação. Só quem desceu ao fundo do poço tem a capacidade de compreender o sofrimento, e só quem conseguiu sair de lá pode compreender o que é passar pelas tempestades e vendavais da vida. Ana foi esse tipo de pessoa; que chegou aos limites mais profundos de seu sofrimento, e percebeu que o seu comportamento em relação ao seu sofrimento estava errado! Só quando derramou a sua alma perante ao Senhor e confiou inteiramente Nele é que Ele se tornou favorável, e sua alma cantou de alegria. 
        O nome Ana significa “graça”, “benevolência” ou “favor”. Esse significado vem do hebraico, mas em sua forma grega o nome também possui o mesmo significado. Ana foi a mãe do profeta Samuel, um dos personagens bíblicos mais importantes. Podemos ler sobre a história de Ana nos dois primeiros capítulos do livro de 1 Samuel. Ana era uma das duas esposas de Elcana, sendo a predileta de seu esposo. Elcana era um levita da linhagem de Coate, mas que não estava na família sacerdotal, e que vivia em Ramataim-Zofim, uma região montanhosa de Efraim.

      Ana era estéril, e é possível que Elcana tenha se casado com uma segunda esposa, Penina, para que esta lhe gerasse filhos. Embora não fosse o modelo ideal aprovado pelo Senhor com relação ao casamento, a poligamia era comum nos tempos do Antigo Testamento. Todavia, a própria história de Ana e Penina, assim como de Raquel e Lia, revela que esse tipo de prática sempre foi seguido de problemas no lar. A rivalidade dentro do lar era constante, pois geralmente a esposa que não gerava filhos era humilhada e duramente importunada pela esposa fértil. Assim acontecia com Ana, que frequentemente era atormentada por Penina. Outra fonte de atrito era o favoritismo do marido para com uma de suas esposas. Ana, apesar de ser estéril, era a esposa favorita (1Sm 1:5-8), assim como Raquel, também estéril, era a esposa favorita de Jacó.O Cântico de Ana é um dos sete cânticos do Antigo Testamento no Breviário romano . É usado para vésperas.

 1 Samuel 2:1-10

 E orou Ana e disse:

"Meu coração se alegra no Senhor; a minha força está exaltada no Senhor. Eu sorri para os meus inimigos, porquanto me regozijo na Tua salvação.

"Ninguém é santo como o Senhor, pois não existe ninguém além de Ti, nem há rocha como o nosso Deus.

"Não fales mais tão orgulhosamente; não saia a arrogância tua boca, porque o Senhor é o Deus do conhecimento; e por Ele são pesadas as ações.

"Os arcos dos valentes estão quebrados, e os que tropeçaram estão vestidos de força."Os que estavam cheios, alugaram-se para pão; e os que tinham fome cessaram de ter fome; de ​​maneira que a estéril deu à luz sete; e ela que tem muitos filhos ficou fraca.

"O Senhor mata e faz viver; Ele trouxe para o túmulo, e traz à tona. "O Senhor faz o pobre e faz o rico; Ele abaixa e levanta. "Ele levanta o pobre do pó e levanta o mendigo, das cinzas de pilha, para assentar entre os príncipes e os fazer herdar o trono de glória, porque são as colunas da terra do SENHOR; o mundo sobre eles.

"Para os pilares da terra são do Senhor, e Ele pôs sobre eles o mundo."Ele guardará os pés dos Seus santos, mas os ímpios ficarão mudos nas trevas. Pela força o homem não prevalecerá.

"Os que contendem com o Senhor serão quebrantados em pedaços; do céu Ele trovejará contra eles. O Senhor julgará as extremidades da terra. Ele dará força ao Seu rei, e exaltará a força do Seu ungido."



Herivelton F. da Silva

domingo, 12 de julho de 2020

TIpos de Anticristo






Tipos de Anticristo


( 1 João 2:18,  II TS 2:4).

" Filhinhos, já é a última hora e, assim como vocês ouviram que o anticristo está vindo, já agora muitos anticristos têm surgido. 
Este se opõe e se exalta acima de tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, chegando até a assentar-se no santuário de Deus, proclamando que ele é Deus. "


- Ninrode – Gen. 10:8-10, Miq. 5:6

- " Cuxe gerou também a Ninrode, o primeiro homem poderoso na terra. Ele foi o mais valente dos caçadores, e por isso se diz: " Valente como Ninrode " . No início o seu reino abrangia Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinear.
 Eles pastorearão a Assíria com a espada, e a terra de Ninrode com espada empunhada. Eles nos livrarão quando os assírios invadirem a nossa terra, e entrarem por nossas fronteiras. "


- Rei da Babilônia – Is 14:9-23

 Não se identifica aqui nenhum rei em particular da Babilônia (Is 13.1). Dito refere-se a um poema altamente figurativo. Opressor é o mesmo termo usado em Isaías 9.4 em referência a um tirano assírio não identificado.

" O inferno desde o profundo se turbou por ti, para te sair ao encontro na tua vinda; despertou por ti os mortos e todos os príncipes da terra e fez levantar dos seus tronos a todos os reis e nações. Estes todos responderão, e te dirão: Tu também adoeceste como nós e foste semelhante a nós.  Já foi derribada no inferno a tua soberba, com o som dos teus alaúdes; os bichinhos, debaixo de ti, se estenderão, e os bichos te cobrirão. Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançada por terra, tu que debilatavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, da banda do lado do Norte. Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. E, contudo, levado serás ao inferno, ao mais profundo abismo. Os que te virem te comtemplarão, considerar-te-ão, e dirão: É este o varão que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os reinos? Que punha o mundo como um deserto e assolava as suas cidades?  Que a seus cativos não deixava ir soltos para sua casas? Todos os reis das nações, todos eles, jazem com honra, cada um na sua casa. Más tu és lançado da tua sepultura, como um renovo abominável, como um vestido de mortos atravessados à espada, como os que descem ao covil de pedras, como um corpo morto e pisado. Com eles não te reunirás na sepultura, porque destruíste a tua terra e matasse o teu povo; a descendência dos malignos não será nomeada para sempre. Preparai a matança para os filhos, por causa da maldade de seus pais, para que não se levantem, e possuam a terra, e encham o mundo de cidades. Porque me levantarei contra eles, diz o Senhor dos Exércitos, e desarraigarei de Babilônia o nome, e os resíduos, e o filho, e o neto, diz o Senhor. E reduzi-la-ei à possessão de corujas e a lagoas de águas; é varre-la-ei com vassoura de perdição, diz o Senhor dos Exércitos. "

- Rei de Tiro – Ez 28:1-19

" Veio a mim a esta palavra do Senhor: Filho do homem, diga ao governante de Tiro: Assim diz o Soberano Senhor: " No orgulho do seu coração você diz: Sou um deus; no coração dos mares. Más você é um homem, e não um deus, embora se considere tão sábio quanto Deus. Você é mais sábio que Daniel? Não haverá segredo que seja oculto a você? Mediante a sua sabedoria e o seu entendimento, você granjeou riquezas e acumulou ouro e prata em seus tesouros. Por sua grande habilidade comercial você aumentou as suas riquezas e, por causa das suas riquezas, o seu coração ficou cada vez mais orgulhoso. " Por isso, assim diz o Soberano, o Senhor: " Por que você pensa que é sábio, tão sábio quanto Deus, trarei estrangeiros contra você, das mais impiedosas nações; eles empunharão suas espadas contra a sua  beleza e a sua sabedoria e transpassarão o seu esplendor fulgurante. Eles o farão descer à cova, e você terá morte violenta no coração dos mares.
Será que então você dirá: "Eu sou um deus" na presença daqueles que o matarem? Você será tão-somente um homem, e não um deus, nas mãos daqueles que o abaterem.
Você terá a morte dos incircuncisos nas mãos de estrangeiros. Eu falei; palavra do Soberano Senhor’ ".
Esta palavra do Senhor veio a mim:
"Filho do homem, erga um lamento a respeito do rei de Tiro e diga-lhe: ‘Assim diz o Soberano Senhor: " ‘Você era o modelo de perfeição, cheio de sabedoria e de perfeita beleza.
Você estava no Éden, no jardim de Deus; todas as pedras preciosas o enfeitavam: sárdio, topázio e diamante, berilo, ônix e jaspe, safira, carbúnculo e esmeralda. Seus engastes e guarnições eram feitos de ouro; tudo foi preparado no dia em que você foi criado.
Você foi ungido como um querubim guardião, pois para isso eu o determinei. Você estava no monte santo de Deus e caminhava entre as pedras fulgurantes.
Você era inculpável em seus caminhos desde o dia em que foi criado até que se achou maldade em você.
Por meio do seu amplo comércio, você encheu-se de violência e pecou. Por isso eu o lancei em desgraça para longe do monte de Deus, e eu o expulsei, ó querubim guardião, do meio das pedras fulgurantes.
Seu coração tornou-se orgulhoso por causa da sua beleza, e você corrompeu a sua sabedoria por causa do seu esplendor. Por isso eu o atirei à terra; fiz de você um espetáculo para os reis.
Por meio dos seus muitos pecados e do seu comércio desonesto você profanou os seus santuários. Por isso fiz sair de você um fogo, que o consumiu, e eu reduzi você a cinzas no chão, à vista de todos os que estavam observando.
Todas as nações que o conheciam ficaram chocadas ao vê-la; chegou o seu terrível fim, você não mais existirá’ ".



Antíoco Epifânio
Dan 8:9-14, 23-25

-Roubou as alfaias do templo
-No santo dos santos, levantou uma estátua a Júpiter
-Demoliu os muros de Jerusalém
-Ordenou o sacrifício de porcos no templo


De um deles saiu um outro chifre, que começou pequeno, mas cresceu em poder na direção do sul, do leste e da Terra Magnífica.
Cresceu até alcançar o exército dos céus, e atirou na terra alguns componentes do exército das estrelas e os pisoteou.
Tanto cresceu que chegou a desafiar o príncipe do exército; suprimiu o sacrifício diário oferecido ao príncipe, e o local do santuário foi destruído.
Por causa da rebelião, o exército dos santos e o sacrifício diário foram dados ao chifre. Ele tinha êxito em tudo o que fazia, e a verdade foi lançada por terra.
Então ouvi dois anjos conversando, e um deles perguntou ao outro: "Quanto tempo durarão os acontecimentos anunciados por essa visão? Até quando será suprimido o sacrifício diário e a rebelião devastadora prevalecerá? Até quando o santuário e o exército ficarão entregues ao poder do chifre e serão pisoteados? "
Ele me disse: "Isso tudo levará duas mil e trezentas tardes e manhãs; então o santuário será reconsagrado".
"No final do reinado deles, quando a rebelião dos ímpios tiver chegado ao máximo, surgirá um rei de duro semblante, mestre em astúcias.
Ele se tornará muito forte, mas não pelo seu próprio poder. Provocará devastações terríveis e será bem sucedido em tudo o que fizer. Destruirá os homens poderosos e o povo santo.
Com o intuito de prosperar, ele enganará a muitos, e se considerará superior aos outros. Destruirá muitos que nele confiam e se insurgirá contra o Príncipe dos príncipes. Apesar disso, ele será destruído, mas não pelo poder dos homens.


- Benito Mussolini – 1883-1945

- Regime Fascista
-Seu governo foi caracterizado por:
-Totalitarismo
-Perseguição e execução de opositores políticos
-Expansionismo territorial
-Nacionalismo
-Antissocialismo e militarismo


- Joseph Stalin – 1878-1953

-Regime Comunista 
-Coletivização forçada da agricultura
-Controle absoluto de toda atividade econômica
-Criação de leis anti-Deus

- Adolf Hitler – 1889-1945

-Regime Nazista
-Antissemita
-Arianismo
-Extermínio das raças “inferiores”
-Expansão territorial


      - Todos esses homens  não foram Anticristos em sua totalidade, más desenvolveram características e comportamentos que pertencerá o homem do pecado; esses homens foram uma tentativa do próprio Satanás de estabelecer de forma adiantada um governo tirano, para perseguir e destruir  o povo de Deus.



Herivelton F. da Silva

Série: Cânticos Na Bíblia - O Lamento de Davi por Saul e Jônatas



O Cântico do Arco

      Em 2 Samuel 1 um amalequita vem até Davi com a coroa e o bracelete de Saul, dizendo que o havia matado, quando na verdade o rei foi morto em batalha pelos inimigos (1 Samuel 31:1-6).

      O amalequita acreditava que Davi se alegraria com a notícia de que seu rival e perseguidor estavam mortos, mas a atitude do futuro rei foi surpreendente.

      Davi ordenou que o amalequita fosse morto, porque ousou tirar a vida do ungido do Senhor.

      Em seu luto, Davi fez um cântico em homenagem a Saul e a Jônatas, que ficou conhecido na história de Israel como o cântico do arco, que faz parte de uma coleção chamada “O Livro de Jaser”. O título provavelmente é uma referência ao arco que Jônatas usava.


2 Samuel 1

  Davi cantou este lamento sobre Saul e seu filho Jônatas,

e ordenou que se ensinasse aos homens de Judá; é o Lamento do Arco, que foi registrado no Livro de Jasar:

  "O seu esplendor, ó Israelestá morto sobre os seus montes.
Como caíram os guerreiros!

  "Não conte isso em Gate,
não o proclame nas ruas de Ascalom,
para que não se alegrem
as filhas dos filisteus
nem exultem as filhas dos incircuncisos.

  "Ó colinas de Gilboa,
nunca mais haja orvalho
nem chuva sobre vocês,
nem campos que produzam trigo
para as ofertas.
Porque ali foi profanado
o escudo dos guerreiros,
o escudo de Saul,
que nunca mais será polido com óleo.

  Do sangue dos mortos,
da carne dos guerreiros,
o arco de Jônatas nunca recuou,
a espada de Saul
sempre cumpriu a sua tarefa.

  "Saul e Jônatas, mui amados,
nem na vida nem na morte
foram separados.
Eram mais ágeis que as águias,
mais fortes que os leões.

  "Chorem por Saul,
ó filhas de Israel!
Chorem aquele que as vestia
de rubros ornamentos
e que suas roupas enfeitava
com adornos de ouro.

  "Como caíram os guerreiros
no meio da batalha!
Jônatas está morto
sobre os montes de Israel.

   Como estou triste por você,
Jônatas, meu irmão!
Como eu lhe queria bem!
Sua amizade era, para mim, mais preciosa
que o amor das mulheres!

   "Caíram os guerreiros!
As armas de guerra foram destruídas!"


   Herivelton F. da Silva

sábado, 4 de julho de 2020

Série: Cânticos Na Bíblia- O Primeiro Cântico De Moisés





   - A primeira música na Bíblia foi o Cântico de Moisés em Êxodo 15. Conheçamos a história: Israel vivia em escravidão por 400 anos quando Deus enviou um libertador; através de uma série de milagres incríveis e pragas, culminando com a morte do cordeiro pascal e o rei egípcio (o Faraó) finalmente cedeu para que o povo de Deus fosse embora.

   Os israelitas deixaram o Egito e a escravidão através da "Destra do Senhor" diz a Bíblia. Eles estavam comemorando a vitória de Deus, e por um breve momento, tudo parecia bem. Durante um tempo, eles marcharam para uma espécie de beco sem saída, Migdol de um lado, Pi-Hairote de outro e o Mar Vermelho à frente. E atrás deles podiam ver no horizonte as nuvens de poeira subindo dos carros que se aproximavam com o rei egípcio de coração duro e seu exército.

   As pessoas se queixaram e se prepararam para matar seu líder Moisés; mas Moisés estende sua mão. O Salmo 114:3 descreve a cena e diz: "O mar viu isso e fugiu". No Salmo 77:16 diz: "Viram-te as águas, ó Deus; as águas te viram e temeram."

  Que imagem impressionante: as águas correndo de medo, dividindo à esquerda e à direita, deixando o Rei da Glória passar.

   Em Êxodo 14, vemos Israel atravessar da morte para a vida no mar dividido. Paulo fala sobre isso em 1 Coríntios 10, dizendo que esta é uma imagem do batismo. Assim como Israel, nós também fomos salvos de nossos opressores e cativeiro pela morte do Cordeiro pascal, Jesus Cristo e, como eles, vamos às águas do batismo como um sinal de sair da morte, e ida para a vida. Da escravidão para a liberdade.


Êxodo 15: 1-21


Então Moisés e os israelitas entoa­ram este cântico ao Senhor:
"Cantarei ao Senhor,
pois triunfou gloriosamente.
Lançou ao mar o cavalo
e o seu cavaleiro!


O Senhor é a minha força
e a minha canção;
ele é a minha salvação!
Ele é o meu Deus, e eu o louvarei;
é o Deus de meu pai, e eu o exaltarei!


O Senhor é guerreiro,
o seu nome é Senhor.


Ele lançou ao mar
os carros de guerra
e o exército do faraó.
Os seus melhores oficiais
afogaram-se no mar Vermelho.


Águas profundas os encobriram;
como pedra desceram ao fundo.


"Senhor, a tua mão direita
foi majestosa em poder.
Senhor, a tua mão direita
despedaçou o inimigo.


Em teu triunfo grandioso,
derrubaste os teus adversários.
Enviaste o teu furor flamejante,
que os consumiu como palha.


Pelo forte sopro das tuas narinas
as águas se amontoaram.
As águas turbulentas
firmaram-se como muralha;
as águas profundas
congelaram-se no coração do mar.


"O inimigo se gloriava:
'Eu os perseguirei e os alcançarei,
dividirei o despojo e os devorarei.
Com a espada na mão,
eu os destruirei'.


Mas enviaste o teu sopro,
e o mar os encobriu.
Afundaram como chumbo
nas águas volumosas.


"Quem entre os deuses
é semelhante a ti, Senhor?
Quem é semelhante a ti?
Majestoso em santidade,
terrível em feitos gloriosos,
autor de maravilhas?


Estendes a tua mão direita
e a terra os engole.


Com o teu amor
conduzes o povo que resgataste;
com a tua força
tu o levas à tua santa habitação.


As nações ouvem e estremecem;
angústia se apodera
do povo da Filístia.


Os chefes de Edom
ficam aterrorizados;
os poderosos de Moabe
são tomados de tremor;
o povo de Canaã esmorece;


terror e medo caem sobre eles;
pelo poder do teu braço
ficam paralisados como pedra,
até que passe o teu povo,
ó Senhor,
até que passe
o povo que tu compraste.


Tu o farás entrar e o plantarás
no monte da tua herança,
no lugar, ó Senhor,
que fizeste para a tua habitação,
no santuário, ó Senhor,
que as tuas mãos estabeleceram.


O Senhor reinará eternamente".


Quando os cavalos, os carros de guerra e os cavaleiros do faraó entraram no mar, o Senhor fez que as águas do mar se voltassem sobre eles, mas os israelitas atravessaram o mar pisando em terra seca.


Então Miriã, a profeti­sa, irmã de Arão, pegou um tamborim e todas as mulheres a seguiram, tocando tamborins e dançando.


E Miriã lhes respondia, cantando:
"Cantem ao Senhor,
pois triunfou gloriosamente.
Lançou ao mar o cavalo
e o seu cavaleiro".


                                                                                        Herivelton F. da Silva

Dez Tipos De Alunos Da E.B.D

      N esses quase vinte anos que ensino na Escola Bíblica Dominical, pude traçar o perfil de cada aluno; primeiro para facilitar...