Ana era estéril, e é possível que Elcana tenha se casado com uma segunda esposa, Penina, para que esta lhe gerasse filhos. Embora não fosse o modelo ideal aprovado pelo Senhor com relação ao casamento, a poligamia era comum nos tempos do Antigo Testamento. Todavia, a própria história de Ana e Penina, assim como de Raquel e Lia, revela que esse tipo de prática sempre foi seguido de problemas no lar. A rivalidade dentro do lar era constante, pois geralmente a esposa que não gerava filhos era humilhada e duramente importunada pela esposa fértil. Assim acontecia com Ana, que frequentemente era atormentada por Penina. Outra fonte de atrito era o favoritismo do marido para com uma de suas esposas. Ana, apesar de ser estéril, era a esposa favorita (1Sm 1:5-8), assim como Raquel, também estéril, era a esposa favorita de Jacó.O Cântico de Ana é um dos sete cânticos do Antigo Testamento no Breviário romano . É usado para vésperas.
"Meu coração se alegra no Senhor; a minha força está exaltada no Senhor. Eu sorri para os meus inimigos, porquanto me regozijo na Tua salvação.
"Ninguém é santo como o Senhor, pois não existe ninguém além de Ti, nem há rocha como o nosso Deus.
"Não fales mais tão orgulhosamente; não saia a arrogância tua boca, porque o Senhor é o Deus do conhecimento; e por Ele são pesadas as ações.
"Os arcos dos valentes estão quebrados, e os que tropeçaram estão vestidos de força."Os que estavam cheios, alugaram-se para pão; e os que tinham fome cessaram de ter fome; de maneira que a estéril deu à luz sete; e ela que tem muitos filhos ficou fraca.
"O Senhor mata e faz viver; Ele trouxe para o túmulo, e traz à tona. "O Senhor faz o pobre e faz o rico; Ele abaixa e levanta. "Ele levanta o pobre do pó e levanta o mendigo, das cinzas de pilha, para assentar entre os príncipes e os fazer herdar o trono de glória, porque são as colunas da terra do SENHOR; o mundo sobre eles.
"Para os pilares da terra são do Senhor, e Ele pôs sobre eles o mundo."Ele guardará os pés dos Seus santos, mas os ímpios ficarão mudos nas trevas. Pela força o homem não prevalecerá.
"Os que contendem com o Senhor serão quebrantados em pedaços; do céu Ele trovejará contra eles. O Senhor julgará as extremidades da terra. Ele dará força ao Seu rei, e exaltará a força do Seu ungido."
Herivelton F. da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário