sábado, 18 de julho de 2020

Série: Cânticos Na Bíblia- O Cântico De Ana



        Parece que as experiências amargas são capazes de produzir palavras, canções e poemas numa profundidade jamais encontrada em outra situação. Só quem desceu ao fundo do poço tem a capacidade de compreender o sofrimento, e só quem conseguiu sair de lá pode compreender o que é passar pelas tempestades e vendavais da vida. Ana foi esse tipo de pessoa; que chegou aos limites mais profundos de seu sofrimento, e percebeu que o seu comportamento em relação ao seu sofrimento estava errado! Só quando derramou a sua alma perante ao Senhor e confiou inteiramente Nele é que Ele se tornou favorável, e sua alma cantou de alegria. 
        O nome Ana significa “graça”, “benevolência” ou “favor”. Esse significado vem do hebraico, mas em sua forma grega o nome também possui o mesmo significado. Ana foi a mãe do profeta Samuel, um dos personagens bíblicos mais importantes. Podemos ler sobre a história de Ana nos dois primeiros capítulos do livro de 1 Samuel. Ana era uma das duas esposas de Elcana, sendo a predileta de seu esposo. Elcana era um levita da linhagem de Coate, mas que não estava na família sacerdotal, e que vivia em Ramataim-Zofim, uma região montanhosa de Efraim.

      Ana era estéril, e é possível que Elcana tenha se casado com uma segunda esposa, Penina, para que esta lhe gerasse filhos. Embora não fosse o modelo ideal aprovado pelo Senhor com relação ao casamento, a poligamia era comum nos tempos do Antigo Testamento. Todavia, a própria história de Ana e Penina, assim como de Raquel e Lia, revela que esse tipo de prática sempre foi seguido de problemas no lar. A rivalidade dentro do lar era constante, pois geralmente a esposa que não gerava filhos era humilhada e duramente importunada pela esposa fértil. Assim acontecia com Ana, que frequentemente era atormentada por Penina. Outra fonte de atrito era o favoritismo do marido para com uma de suas esposas. Ana, apesar de ser estéril, era a esposa favorita (1Sm 1:5-8), assim como Raquel, também estéril, era a esposa favorita de Jacó.O Cântico de Ana é um dos sete cânticos do Antigo Testamento no Breviário romano . É usado para vésperas.

 1 Samuel 2:1-10

 E orou Ana e disse:

"Meu coração se alegra no Senhor; a minha força está exaltada no Senhor. Eu sorri para os meus inimigos, porquanto me regozijo na Tua salvação.

"Ninguém é santo como o Senhor, pois não existe ninguém além de Ti, nem há rocha como o nosso Deus.

"Não fales mais tão orgulhosamente; não saia a arrogância tua boca, porque o Senhor é o Deus do conhecimento; e por Ele são pesadas as ações.

"Os arcos dos valentes estão quebrados, e os que tropeçaram estão vestidos de força."Os que estavam cheios, alugaram-se para pão; e os que tinham fome cessaram de ter fome; de ​​maneira que a estéril deu à luz sete; e ela que tem muitos filhos ficou fraca.

"O Senhor mata e faz viver; Ele trouxe para o túmulo, e traz à tona. "O Senhor faz o pobre e faz o rico; Ele abaixa e levanta. "Ele levanta o pobre do pó e levanta o mendigo, das cinzas de pilha, para assentar entre os príncipes e os fazer herdar o trono de glória, porque são as colunas da terra do SENHOR; o mundo sobre eles.

"Para os pilares da terra são do Senhor, e Ele pôs sobre eles o mundo."Ele guardará os pés dos Seus santos, mas os ímpios ficarão mudos nas trevas. Pela força o homem não prevalecerá.

"Os que contendem com o Senhor serão quebrantados em pedaços; do céu Ele trovejará contra eles. O Senhor julgará as extremidades da terra. Ele dará força ao Seu rei, e exaltará a força do Seu ungido."



Herivelton F. da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dez Tipos De Alunos Da E.B.D

      N esses quase vinte anos que ensino na Escola Bíblica Dominical, pude traçar o perfil de cada aluno; primeiro para facilitar...